A presidente em exercício do Uruguai, Beatriz Argimon, destacou as recentes parcerias entre seu país e o Brasil, em discurso aos participantes do Mercosul Export, na noite de ontem (foto Rodrigo Borthagaray)
Mercosul
Presidente em exercício do Uruguai aposta no diálogo para resolver crise no Mercosul
Beatriz Argimon e outros integrantes do governo participaram da abertura do Mercosul Export na noite de ontem, em Montevidéu
No primeiro dia de sua programação, nessa segunda-feira, o Mercosul Export reuniu lideranças empresariais e autoridades brasileiras e uruguaias. Além de Beatriz, participaram o vice-ministro de Transportes e Obras Públicas do Uruguai, Juan José Olaizola, e o ministro interino de Relações Exteriores do país, Nicolas Albertoni.
O presidente Luis Alberto Lacalle Pou, que está em viagem internacional, gravou um vídeo saudando os participantes do fórum e destacando a importância de seus debates para a integração entre as nações do bloco econômico.
Durante o jantar de abertura do fórum, a presidente em exercício discursou, destacando as parcerias desenvolvidas entre o atual governo brasileiro e o de seu país. “Temos tido uma das melhores relações (com o Brasil) desde a visita do presidente Lula (ocorrida em janeiro deste ano), logo após a sua eleição. Em uma conversa franca com nosso presidente, eles começaram a observar uma série de obras que podiam ser feitas (para a integração dos dois países) e nossas equipes logo começaram a conversar. Para nós, é muito importante o estreito vínculo que estamos construindo”, afirmou.
O Brasil iniciou vários projetos de infraestrutura em parceria com o Uruguai nos últimos meses, desde a binacionalização do aeroporto uruguaio de Rivera ao anúncio da construção de uma segunda ponte ligando os dois países, sobre o Rio Jaguarão e, ainda, o avanço do projeto de concessão da Hidrovia do Mercosul, facilitando o escoamento da produção do país latino-americano pelo porto brasileiro de Rio Grande.
Beatriz Argimon ainda enalteceu a decisão do Grupo Brasil Export de realizar a segunda edição do Mercosul Export, no próximo ano, novamente em Montevidéu. “Isso mostra a importância das relações que estão sendo criadas entre Brasil e Uruguai, um caminho que não tem volta e deve seguir sendo fortalecido”, afirmou.