O navio graneleiro Pyxis Ocean, considerado a primeira embarcação verde do mercado, chegou nesta sexta-feira ao Porto de Paranaguá, mas com as velas baixasCrédito: Claudio Neves/Portos do Paraná
Região Sul
Primeira embarcação verde do mundo chega ao Porto de Paranaguá
O navio Pyxis Ocean fará operação de embarcar farelo de soja no Corredor de Exportação Leste
O navio graneleiro Pyxis Ocean, considerado a primeira embarcação verde do mercado, chegou nesta sexta-feira (15) ao Porto de Paranaguá (PR). Estreando na costa brasileira, após o seu lançamento, em Xangai, na China, a embarcação será carregada com 63 mil toneladas de farelo de soja no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá.
De acordo com a Portos do Paraná, gestora do complexo de Paranaguá, o Pyxis Ocean se destaca por utilizar velas metálicas, que ajudam o sistema de propulsão do navio e, com isso, reduzem o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de poluentes, em até 30%.
A tecnologia, denominada BAR Tech WindWings, foi desenvolvida pela BRA Technologies, em parceria com Yara Marine Technologies, com apoio da União Europeia.
O cargueiro é fretado pela Cargill, uma das gigantes do comércio de commodities agrícolas no mundo.
A Autoridade Portuária informou que é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e tem se destacado para atrair embarcações que estejam alinhadas na busca pela redução de emissão de gases do efeito estufa.