Este é o primeiro navio cargueiro exclusivamente feito para transportar carros da fabricante de elétricos e, ao longo deste ano, já tem agendado o desembarque de mais de 100 mil veículos no cais capixaba. Divulgação/BYD
Navegação
Primeiro navio cargueiro da BYD vai atracar no Brasil
Explorer no.1, da chinesa Build Your Dreams (BYD), vai realizar os desembarques no Porto de Vila Velha
Uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo, a chinesa Build Your Dreams (BYD), vai atracar seu navio, o Explorer no.1, movido parcialmente a gás natural liquefeito (GNL), no Porto de Vila Velha, no Espírito Santo, em 2024, mas ainda não há uma data firmada para o início das operações no Brasil.
Este é o primeiro navio cargueiro exclusivamente feito para transportar carros da fabricante de elétricos e, ao longo deste ano, já tem agendado o desembarque de mais de 100 mil veículos no cais capixaba.
Com 200 metros de comprimento, 38 m de largura e 9 m de calado, o Explorer no.1 tem capacidade para transportar até 7 mil veículos por viagem. Todos os veículos trazidos pela BYD para o Brasil vão chegar pelo Porto de Vila Velha e pela Vports, na capital Vitória.
Segundo o gerente geral da Divisão Corporativa da BYD, Wang Junbao, o setor de veículos de energia limpa da China atingiu um marco histórico em 2023, com vendas e produção superiores a 9 milhões de unidades.
“O lançamento bem-sucedido do Explorer no.1 marca um passo fundamental para a BYD na expansão dos mercados estrangeiros. Em linha com seu espírito colaborativo, a empresa planeja não apenas implantar esses navios para suas próprias operações, mas também se envolver em parcerias abertas, desenvolvendo uma nova era para as montadoras chinesas no cenário internacional”, disse ele, em comunicado.
A embarcação foi entregue oficialmente no Porto de Yantai, na província de Shandong, no dia 10 de janeiro, antes de iniciar sua viagem inaugural a partir do porto de logística internacional de Xiaomo, Shenzhen, na China.
A companhia ressaltou que a embarcação dá uma impulso significativo às capacidades de logística internacional da BYD em meio a recursos limitados de transporte marítimo global. Nos próximos dois anos, espera-se que mais sete embarcações como essa – “mais verdes” – se juntem à frota da gigante chinesa.