A compra do equipamento faz parte do maior investimento da história da companhia, que comemorou 25 anos de atuação neste ano. Crédito: Divulgação/ Super Terminais
Região Norte
Primeiro terminal tractor 100% elétrico do Brasil começa a operar em Manaus
Incorporado à frota do Super Terminais, equipamento economiza mais de 2 mil litros de óleo diesel por ano
O primeiro terminal tractor elétrico do Brasil chegou ao país em setembro, importado da Alemanha, e começou a operar no mês passado as movimentações internas de contêineres do Super Terminais, que atua no Polo Industrial de Manaus.
O equipamento complementa o projeto de sustentabilidade do terminal portuário, permitindo a economia de 2.112 litros de óleo diesel por ano, reduzindo também as emissões de gases do efeito estufa.
Segundo Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais, a companhia vem acelerando projetos sustentáveis em várias frentes, em áreas relacionadas a energia, consumo de combustíveis fósseis e tratamento de resíduos.
“O terminal tractor movimenta 46 contêineres de 90 toneladas por dia, chegando a 12.144 contêineres por ano. Os principais itens transportados são eletrônicos, peças de motocicletas e componentes para abastecimento da Zona Franca de Manaus. É um equipamento altamente tecnológico, eficiente e sustentável”, afirma Di Gregorio.
Além das vantagens do ponto de vista da sustentabilidade, o terminal tractor traz mais conforto para o operador, com ruído zero na atividade, bancos anatômicos, visão ampla e dirigibilidade mais apurada com controles e painel digital.
O modelo MAFI T230e possui motor elétrico de 400 volts, velocidade máxima de 40 km por hora e é equipado com baterias de lítio com capacidade de 177 KWh, com transmissão automática e faróis full led.
A compra do equipamento faz parte do maior investimento da história da companhia, que comemorou 25 anos de atuação neste ano, com um aporte de R$ 260 milhões em melhorias no ativo.
Além da aquisição do tractor elétrico e novos guindastes, os recursos estão sendo empregados na expansão do pátio de armazenagem em 10 mil metros quadrados, ampliação do píer em 180 metros e implementação de novos sistemas tecnológicos.
Atuando no mercado de transporte e logística, o Super Terminais opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas.
A média operacional, segundo a empresa, está em cerca de 40 movimentos por hora, com três turnos e 280 tomadas para contêineres frigorificados.
NOVOS GUINDASTES
Em setembro, o terminal também recebeu três guindastes elétricos – equipamentos que permitirão aumentar a capacidade operacional em 25% a partir do ano que vem.
Os equipamentos MHC Super Post Panamax têm alcance de lança de 64 metros e são os mais modernos do Brasil.
Em relação aos sistemas, a empresa apostou em um novo TOS – Terminal Operating System, software de solução em tempo real que automatiza o planejamento e os principais processos operacionais.
Além de aumentar a produtividade e a eficiência operacional do terminal, o TOS possibilita uma melhor integração com seus públicos principais – armadores, exportadores, importadores, tanto de longo curso quanto de cabotagem, transportadoras e autoridades.