domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A compra do equipamento faz parte do maior investimento da história da companhia, que comemorou 25 anos de atuação neste ano. Crédito: Divulgação/ Super Terminais 

Região Norte

Primeiro terminal tractor 100% elétrico do Brasil começa a operar em Manaus 

22 de novembro de 2022 às 12:17
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Incorporado à frota do Super Terminais, equipamento economiza mais de 2 mil litros de óleo diesel por ano

O primeiro terminal tractor elétrico do Brasil chegou ao país em setembro, importado da Alemanha, e começou a operar no mês passado as movimentações internas de contêineres do Super Terminais, que atua no Polo Industrial de Manaus.

O equipamento complementa o projeto de sustentabilidade do terminal portuário, permitindo a economia de 2.112 litros de óleo diesel por ano, reduzindo também as emissões de gases do efeito estufa.

Segundo Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais, a companhia vem acelerando projetos sustentáveis em várias frentes, em áreas relacionadas a energia, consumo de combustíveis fósseis e tratamento de resíduos. 

“O terminal tractor movimenta 46 contêineres de 90 toneladas por dia, chegando a 12.144 contêineres por ano. Os principais itens transportados são eletrônicos, peças de motocicletas e componentes para abastecimento da Zona Franca de Manaus. É um equipamento altamente tecnológico, eficiente e sustentável”, afirma Di Gregorio.

Além das vantagens do ponto de vista da sustentabilidade, o terminal tractor traz mais conforto para o operador, com ruído zero na atividade, bancos anatômicos, visão ampla e dirigibilidade mais apurada com controles e painel digital. 

O modelo MAFI T230e possui motor elétrico de 400 volts, velocidade máxima de 40 km por hora e é equipado com baterias de lítio com capacidade de 177 KWh, com transmissão automática e faróis full led. 

A compra do equipamento faz parte do maior investimento da história da companhia, que comemorou 25 anos de atuação neste ano, com um aporte de R$ 260 milhões em melhorias no ativo.

Além da aquisição do tractor elétrico e novos guindastes, os recursos estão sendo empregados na expansão do pátio de armazenagem em 10 mil metros quadrados, ampliação do píer em 180 metros e implementação de novos sistemas tecnológicos.

Atuando no mercado de transporte e logística, o Super Terminais opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. 

A média operacional, segundo a empresa, está em cerca de 40 movimentos por hora, com três turnos e 280 tomadas para contêineres frigorificados. 

NOVOS GUINDASTES 

Em setembro, o terminal também recebeu três guindastes elétricos – equipamentos que permitirão aumentar a capacidade operacional em 25% a partir do ano que vem. 

Os equipamentos MHC Super Post Panamax têm alcance de lança de 64 metros e são os mais modernos do Brasil. 

Em relação aos sistemas, a empresa apostou em um novo TOS – Terminal Operating System, software de solução em tempo real que automatiza o planejamento e os principais processos operacionais. 

Além de aumentar a produtividade e a eficiência operacional do terminal, o TOS possibilita uma melhor integração com seus públicos principais – armadores, exportadores, importadores, tanto de longo curso quanto de cabotagem, transportadoras e autoridades. 

 

 

 

Compartilhe:
TAGS