HUB
Produção de açúcar crescerá 1,3%, prevê Conab
A produção de açúcar no Brasil deve crescer 1,3% na safra 2024/2025, chegando ao volume recorde de 46,29 milhões de toneladas. Esse aumento deve ocorrer mesmo com a expectativa de uma safra de cana-de-açúcar menor, com 685,86 milhões de toneladas, uma queda de 3,8% sobre a temporada passada, causada pelos baixos índices pluviométricos e pelas altas temperaturas na região centro-sul, que causaram perdas na produtividade. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu primeiro levantamento para a nova temporada.
O leve aumento na produção nacional de açúcar, com a cana sendo mais direcionada para o adoçante em relação ao etanol, deve ocorrer principalmente com alta na fabricação em Minas Gerais (589 mil toneladas), Mato Grosso do Sul (116,5 mil toneladas), Goiás (107 mil toneladas), além dos Estados do Nordeste (228 mil toneladas). Já em São Paulo, produtor líder da commodity no País, o volume deverá cair 533,6 mil toneladas ante o ciclo passado, para 27,7 milhões de toneladas.
No levantamento, a Conab destaca que, “quando comparada com a safra 2023/24, com exceção da região Norte, Mato Grosso e São Paulo, apesar do maior direcionamento de cana-de-açúcar para a produção do adoçante em relação ao etanol, observa-se crescimento na produção de açúcar”.
Ainda de acordo com a Conab, a redução prevista para a safra de cana só não será maior porque a área plantada de todo o País crescerá 4,1%, para 8,67 milhões de hectares, a maior desde a temporada 2017/18 (8,7 milhões de hectares).