sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Foto: Ashley Cooper / Getty Images

Nacional

Produção de biodiesel aumenta 16,3%, aponta Ministério de Minas e Energia

25 de dezembro de 2023 às 11:40
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Na avaliação da pasta, a alta pode contribuir para a redução do consumo de combustíveis fósseis e ajudar a alavancar a economia verde

A produção de biodiesel no Brasil aumentou em 16,3% no acumulado do ano. A informação é do Ministério de Minas e Energia, que atribuiu a alta à decisão do primeiro Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no dia 20 de março deste ano. A medida aumentou para 12% o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel vendido ao consumidor final.

O Ministério aponta que o aumento da produção de biocombustível pode contribuir para a redução do consumo de combustíveis fósseis no setor de transportes e ajudar a alavancar a economia verde, uma das principais pautas defendidas pelo governo atual.

Os dados foram publicados no Boletim Mensal de Energia (BME) referente ao mês de 2023. No início desta semana, em nova reunião do CNPE, o Ministério de Minas e Energia aprovou a antecipação do mandato de 14% na mistura de biodiesel ao diesel para março de 2024 e de 15% para março de 2025.

“Nós ampliamos a participação do biodiesel, ainda mais, na nossa matriz. E isso tem dois efeitos: primeiro, diminui a nossa dependência de importação de óleo diesel. Segundo, ajuda a descarbonizar, já que a ANP vem avançando muito na certificação da qualidade dos biocombustíveis. E terceiro, é muito importante, é a gente estimular nossa agricultura nacional”, disse o ministro Alexandre Silveira  na ocasião.

Na última terça-feira, dia 19, Silveira também anunciou que a importação de biodiesel está suspensa. De acordo com ele, um grupo de trabalho vai debater a possibilidade do país de importar o biodiesel para a mistura de combustíveis.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) havia regulamentado a importação de biodiesel em novembro, a medida até então era proibida. Na ocasião, cada distribuidor ficou autorizado a importar até 20% do biodiesel que utiliza para fazer a mistura enviada aos postos de gasolina.

A partir de agora, a autorização da ANP está suspensa até o fim do trabalho deste grupo de trabalho, segundo Alexandre Silveira.

Compartilhe:
TAGS Conselho Nacional de Política Energética Minas e Energia produção de biocombustível Produção de biodiesel