domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A nova fórmula da gasolina pode abastecer de veículos comuns a navios e aviões sem ajustes mecânicos. Crédito: Agência Brasil

Internacional

Produção em escala industrial de gasolina sem petróleo é iniciada

Atualizado em: 3 de janeiro de 2023 às 11:20
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Primeira usina de combustível sintético começou a operar no Chile

O Chile inaugurou, no último dia 20, a primeira usina capaz de produzir gasolina sem petróleo em escala industrial. O equipamento foi instalado em Punta Arenas, na região de Magallanes, extremo sul do país. A nova fórmula já estava sendo testada há alguns anos, mas até então somente em estágio experimental. 

A Siemens Energy, a startup chilena Highly Innovative Fuels (HIF), a montadora alemã Porsche e outras empresas internacionais foram as responsáveis pela proposta, que é vista pelo mercado como uma revolução tecnológica.

O projeto recebeu o nome de “Haru Oni”, que significa ventos fortes no dialeto dos indígenas da região. Isso porque sopram no local rajadas que oferecem mais de 6 mil horas de carga de energia eólica, permitindo a geração de eletricidade verde – o primeiro passo dentro do processo de produção do novo combustível. A água é o segundo elemento essencial utilizado. 

Para fabricar gasolina sem petróleo em larga escala, a fábrica utiliza o processo de eletrólise, que separa as moléculas de oxigênio das moléculas de hidrogênio. 

Em seguida, os componentes de dióxido de carbono são sintetizados, o que gera o metanol sintético. Com o processo de refino, o composto se transforma em gasolina sintética, que emite 90% menos CO2 na atmosfera em relação aos combustíveis de origem fóssil. Outro benefício é que a gasolina sem petróleo pode ser usada nos veículos sem a necessidade de adaptações mecânicas. 

O combustível foi batizado de “e-fuel” pela Porsche, após os testes feitos em um veículo da montadora comprovarem o funcionamento normal do carro, sem qualquer ajuste.

De acordo com informações das empresas à frente do projeto, a nova fórmula da gasolina pode abastecer de veículos comuns a navios e aviões, reduzindo a emissão de carbono.

Durante a coletiva de imprensa para anunciar o feito, autoridades chilenas e alemãs diretamente envolvidas no “Haru Oni” destacaram a importância de políticas e projetos que sejam focados em um futuro mais sustentável.

Fase piloto

Enquanto estava na fase piloto, a produção da nova gasolina chegou a 750 mil litros por ano. Agora, em escala industrial, a meta é produzir 55 milhões de litros por ano até 2025 e 550 milhões de litros anuais até 2027. Esta quantidade é suficiente para abastecer mais de um milhão de veículos por cerca de um ano.

“Esse teste é importantíssimo também para as operações no Brasil. A qualidade do vento é muito parecida com a do nordeste brasileiro e o potencial é gigantesco”, declarou André Clark, VP Sênior da Siemens Energy para América Latina.

 

 

 

Compartilhe:
TAGS