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Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Evento está marcado para os dias 21, 22 e 23 de maio, no Blue Med Convention Center, em Santos
A Associação Comercial de Santos (ACS) definiu os últimos detalhes da programação da 24ª edição do Seminário Internacional do Café, que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de maio, no Blue Med Convention Center, em Santos (SP). O fórum terá nomes renomados no cenário internacional integrando os painéis previstos.
Entre os assuntos a serem abordados, o mercado atual será debatido no painel dos CEOs pelos executivos Teddy Esteve, do Grupo Ecom, Ben Clarkson, da Louis Dreyfus Company, e Trishul Mandana, da Volcafé, que irão avaliar se o excedente da safra deste ano será suficiente para atender à demanda mundial. A mediação será de Carlos Augusto, presidente da Cooxupé, a maior cooperativa do setor.
Além de debater o presente, o Seminário vai falar do futuro da cafeína, que segue ganhando formatos diferentes de consumo. Sobre isto, vão falar Giuseppe Lavazza, chairman da Lavazza, empresa italiana considerada uma das maiores da Europa, Cyrille Jannet, da americana Keurig Trading e Francisco Gómez, CEO da divisão de café da Colcafé, que é ligada à maior empresa de alimentos da América Latina.
Estes especialistas, que atuam em mercados distintos no âmbito global, terão a responsabilidade de analisar o desenvolvimento de modos alternativos de uso do café para os mais variados locais e culturas. Evidentemente, também mencionarão formatos atuais, como o café convencional, em cápsula, solúvel e afins. A mediação desse importante painel será de Carlos Santana Júnior, diretor-comercial da Empresa Interagrícola S/A (EISA) e vice-presidente da Associação Comercial de Santos.
Ademais das questões ligadas ao mercado, o cuidado com o meio ambiente terá grande destaque na programação. Um dos pontos altos será a participação da diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanusia Nogueira, a primeira mulher a ocupar o cargo na entidade. A convidada vai discorrer a respeito de sustentabilidade no café e economia circular, bem como mecanismos de financiamento de produtores.
Já no painel Regulatório/ESG, mediado por Marcos Matos, CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), estarão presentes as principais associações do mundo, como a britânica e a suíça, focando o novo fluxo do comércio global em tempos de ESG, envolvendo padrões e boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa.
O debate passa por novas regulações, considerando o impacto das legislações no fluxo e na forma de se comercializar café. O principal ponto é o European Union Deforestation-Free Regulation (EUDR) ou Regulação de Livre Desmatamento da União Europeia em tradução simples. Está previsto que, a partir de 2025, todo produto que entrar em território europeu deverá ter comprovação de que é oriundo de área não desmatada. Por fim, os palestrantes irão ponderar o quanto o Brasil está preparado para este desafio.
O uso da tecnologia para ajudar em toda esta conjuntura também terá espaço na programação. No painel Inovação, os especialistas vão refletir a respeito da Inteligência Artificial (IA) na agricultura, julgando como os novos sistemas podem ajudar na produção agrícola e em pesquisas. Os integrantes deste painel serão Francisco Jardim, cofundador e sócio-diretor do fundo de investimento SP Ventures (SPV), que é voltado ao agronegócio; Leandro Carrion, da John Deere, a maior empresa do mundo em maquinário agrícola; Cleiton Vargas, da Yara, a maior empresa de fertilizantes do mundo; e Marcelo Batista, da BASF, empresa de defensivos agrícolas. Mariana Caetano, CEO e sócio fundadora da Salva, mediará toda a conversa.
Demais temas
Haverá, também, um painel voltado para o marketing. Nele, o publicitário santista que preside o McCann Worldgroup, Hugo Rodrigues, falará da força do café brasileiro e da importância de fortalecer e explorar mais a imagem do café brasileiro no mundo. O país é o maior exportador do planeta, respondendo por até 35% da oferta da bebida.
O público presente também vai ouvir Ricardo Amorim, considerado pela Revista Forbes o economista mais influente do Brasil. Um dos maiores influenciadores latino-americanos no LinkedIn e ganhador do Prêmio iBest de Melhor Conteúdo do Brasil em Economia e Negócios, ele vai abordar as questões econômicas que podem influenciar no mercado desse commodities tão importante do nosso mercado.
O evento conta, ainda, com um painel com foco em infraestrutura e os impactos na movimentação de cargas pelo Porto de Santos, que embarca cerca de 80% do café exportado pelo Brasil. Na oportunidade Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos mediará a conversa entre Mariana Pescatori, Secretária Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos; Anderson Pomini, Presidente da Autoridade Portuária de Santos; Eduardo Nery, Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); Elber Justo, CEO da MSC e Ronald Pires de Moraes, diretor da Cooxupé.
O seminário
Segundo Felipe Drumond, integrante do Comitê de Conteúdo do evento, toda a programação de palestras foi elaborada com o intuito de mostrar os cenários atuais, com seus desafios, e apontar os melhores caminhos, a fim de que o setor aproveite todas as oportunidades que vão surgir. “Além de muito conteúdo, o evento proporciona momentos de networking. Nosso objetivo é que reuniões e visitações que compõem o cronograma possibilitem que novos negócios e parcerias sejam fechados ao longo do Seminário” conclui.
Os interessados em participar devem acessar o site www.seminariocafesantos.com.br, para efetuar a inscrição. No link, também é possível conferir mais informações sobre o evento.
O Seminário acontece desde 1972, tendo sido, até aqui, sempre realizado em Guarujá — a exceção é o fórum deste ano. O objetivo deste encontro bienal de negócios, reconhecido como o mais tradicional do setor cafeeiro, é promover a interação entre profissionais e executivos do setor, permitindo troca de experiências e acerto de parcerias comerciais.
Organizado pela ACS, com apoio de várias entidades do segmento e atuação direta do Comitê do Café, o seminário vai reunir especialistas, produtores, pesquisadores, exportadores, compradores, representantes da indústria e autoridades.
O 24º Seminário Internacional do Café tem o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), MSC, Stonex, Serasa Experian, Nucoffee, Agridrones, Cooxupé, TPJ e Sucafina.