sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Desde 2010 o projeto já capacitou 5.844 moradores da regiãoCrédito: divulgação

Região Nordeste

Projeto ambiental rende prêmio internacional ao Porto de Suape

Atualizado em: 30 de outubro de 2023 às 9:49
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Evento foi promovido pela Lighthouse Awards AAPA, que representa 130 autoridades portuárias do continente americano

Com o projeto chamado Pedagogia Ambiental, o Porto de Suape (PE) conquistou pelo terceiro ano consecutivo um prêmio internacional concedido pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA).

Na edição 2023 do Prêmio Farol da AAPA para Melhoria Ambiental Geral, o complexo venceu na categoria “Conscientização, Educação e Envolvimento das Partes Interessadas”. A cerimônia aconteceu durante a 112ª Convenção Anual da AAPA, ocorrida no Gaylord Rockies Resort & Convention Center, em Aurora, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, e contou com a presença de representantes de dezenas de países.

O programa Lighthouse Awards da AAPA tem a missão de reconhecer a inovação e a excelência na indústria portuária e as iniciativas são analisadas por um painel de jurados conceituados no segmento.

No caso de Suape, o projeto vencedor já contemplou quase 6 mil pessoas no território estratégico do atracadouro pernambucano, através de cursos de pedagogia ambiental que têm como objetivo conscientizar e capacitar os moradores em relação aos desafios ambientais e na adoção de práticas ecológicas para o bem-estar da sustentabilidade local.

A estatal desenvolve as ações periodicamente na Zona de Preservação Ecológica do porto, que ocupa 59% dos 17,3 mil hectares do território do complexo e onde estão instaladas 17 comunidades.

O diretor de Sustentabilidade do atracadouro, Carlos Cavalcanti, explicou que os participantes do projeto são estudantes, servidores das prefeituras da região, professores e residentes das comunidades, e que os temas do projeto estão relacionados ao desenvolvimento da educação ambiental com enfoque nas questões socioambientais, emergência climática, resíduos sólidos, conservação e recuperação dos recursos naturais da região.

Para o diretor-presidente do Porto de Suape, Márcio Guiot, a premiação é um reconhecimento dos esforços da empresa no desenvolvimento de ações socioambientais em sintonia com as boas práticas da Agenda ESG (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança).

O Porto de Suape foi contemplado com outras premiações nas edições anteriores da Convenção Anual da AAPA, em 2021 (projeto de restauração florestal) e em 2022 (pelo monitoramento da água com repovoamento de cavalos-marinhos em estuários).

A docente Sandra Lopes, uma das profissionais envolvidas na realização dos cursos, considera o programa Pedagogia Ambiental de fundamental importância para o engajamento das comunidades de Suape nas ações de sustentabilidade. “É um processo de transformação com alcance amplo, ajudando a formar multiplicadores nas comunidades para ampliar a conscientização coletiva em torno da preservação do meio ambiente.

Projeto

Os cursos de pedagogia ambiental acontecem, em média, três vezes por ano. Desde 2010, ano em que o projeto foi lançado, já foram contempladas 5.844 pessoas, todas moradoras dos municípios que fazem parte do território estratégico, como Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Escada, Ribeirão, Rio Formoso e Barreiros. Na programação são ofertados cursos, minicursos e oficinas que abordam temas como restauração florestal, gestão de resíduos sólidos, licenciamento ambiental, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) e ESG, além de agricultura sustentável e nascentes.

A AAPA representa cerca de 130 autoridades portuárias do continente americano e fomenta iniciativas que ajudam a promover os interesses comuns dos parceiros e a gerar valor econômico e social para as comunidades em que os atracadouros estão inseridos.

Compartilhe:
TAGS Associação Americana de Autoridades Portuárias Melhoria Ambiental Geral Porto de Suape