Região Sudeste
Projeto do túnel Santos-Guarujá será apresentado na Câmara dos Deputados
O projeto do túnel imerso que ligará as duas margens do porto, entre Santos e Guarujá, será apresentado na próxima terça-feira (13), às 16h, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A comissão que analisa o assunto se reuniu ontem (6) na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS) para realizar os últimos ajustes antes da apresentação, que visa o apoio dos deputados e sugestões de melhorias.
A apresentação em Brasília será feita pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e pelo presidente da APS, Anderson Pomini.
Os parlamentares terão acesso a detalhes do túnel imerso, que deve ser construído a uma profundidade de 21 metros no solo oceânico, evitando conflitos com a possível dragagem de aprofundamento que prevê 17 metros de profundidade para o canal aquaviário do porto.
Com a obra de 860 metros de extensão, a travessia de passageiros entre as duas margens, que hoje é feita por balsas e leva cerca de 20 minutos, será concluída em 1 minuto e 48 segundos, apontam estudos.
Segundo a APS, levantamentos mostraram que cerca de 72 mil pessoas cruzam o canal todos os dias. Com o túnel, o acesso marítimo ao Porto de Santos ficará livre apenas para as operações com navios.
A obra também deve abrir espaço para a expansão portuária no lado Guarujá, já que cerca de 650 famílias que moram na comunidade Prainha serão realocadas para conjuntos habitacionais e a área ficará livre para futuras operações.
Em valores atualizados, o túnel está orçado em R$ 5 bilhões.