informação foi divulgada pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai (Foto: Divulgação)
Mercosul
Quase metade das obras da Ponte Bioceânica está concluída
Serviços estão em andamento dos dois lados da via que ligará o Brasil ao Paraguai
A construção da Ponte Bioceânica, conectando a cidade de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai, atingiu 45% de conclusão. Essa informação foi divulgada pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai.
Os trabalhos estão em andamento em ambas as margens do Rio Paraguai. Vale destacar que, do lado brasileiro, as obras recomeçaram há poucos dias, depois que a Receita Federal liberou a entrada e saída de materiais e insumos utilizados para a construção da via. As fundações foram finalizadas, e progressos foram feitos nos dois pilares centrais e nos viadutos de acesso.
Ainda de acordo com o MOPC, a preservação da navegabilidade do rio foi crucial na determinação do design da ponte e na definição de seu trajeto final. O desenho da ponte permite a passagem de um canal de navegação centralizado no Rio Paraguai, com 195 metros de largura e 29 metros de altura, mesmo durante os períodos de cheias máximas.
A Ponte Bioceânica terá aproximadamente 1.294 metros de extensão, divididos em três trechos: dois para os viadutos de acesso em ambas as margens do Rio Paraguai e um trecho correspondente ao vão central de 350 metros.
A via será um trecho da Rota Bioceânica, a megaestrada que visa conectar os oceanos Atlântico e Pacífico passando por quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.