Aeroporto está com operações suspensas desde o dia 3 de maio, em razão dos alagamentos em Porto Alegre (Foto: Divulgação/Fraport)
Nacional
Quatro aeroportos do RS operam sem restrições, aponta MPor
Segundo o último relatório elaborado pela pasta, Porto Alegre continua totalmente fechado
Apenas quatro aeroportos do Rio Grande do Sul estão em pleno funcionamento: Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Uruguaiana. Na capital Porto Alegre, tanto o Aeroporto Internacional Salgado Filho como o porto estão inoperantes. Essas são algumas informações do relatório sobre o estado elaborado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), publicado na quinta-feira, dia 9.
Segundo a pasta, cinco aeroportos operam normalmente, mas podem enfrentar restrições quanto ao abastecimento: Alegrete, Bagé, Canela, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Santo Ângelo.
Incluída no relatório, a Base Aérea de Canoas também vem operando normalmente, mas está sendo usada somente para ações humanitárias.
Com relação aos portos públicos do estado, somente o de Rio Grande continua operando. Os de Pelotas e Porto Alegre continuam fechados.
Sobre as hidrovias, a do Guaíba segue em funcionamento, mas com a condição de navegação com qualidade precária. E todas as quatro eclusas estão inoperantes.
Boas ações
Três empresas de navegação (Mercosul Line, Aliança e Log in) se colocaram à disposição para auxiliar no transporte de doações, equipamentos e pessoas. Um navio da Aliança partiu de Santos nesta quarta-feira (9), com previsão de chegada a Rio Grande no domingo (12).
Segundo o MPor, as empresas Bunge, Cargill, Maersk e MSC vão realizar doações de mantimentos. Na Portos Rio, as empresas Nitshore, Sindário, Terminal de Trigo RJ, ICTSI, MRS, Multi Terminais, Ogmo, Gávea, Píer Mauá, Pennant e Iconic ajudarão com R$ 50 mil cada, totalizando R$ 500 mil. As doações chegarão aos portos do RJ e a logística está sendo organizada, de acordo com a pasta.