Na palestra que proferiu na edição 2024 do Brasil Export 2024, o ministro do TST Alexandre Ramos defendeu a modernização regulatória para alavancar projetos de infraestrutura. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export
Brasil Export
Ramos defende revisão de regras para destravar investimentos em infraestrutura
Ministro do TST apontou divergências nas normas regulatórias como entraves ao desenvolvimento de projetos no setor
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alexandre Ramos destacou que as discrepâncias nas normas e procedimentos adotados pelos entes governamentais encarregados de estabelecer as diretrizes dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) têm sido um obstáculo significativo para a contratação e viabilização de projetos de infraestrutura no Brasil. Durante o Encontro Nacional de Direito da Logística, Infraestrutura e Transportes (InfraJur), dentro do Fórum Brasil Export, realizado em Brasília (DF) de 8 a 10 deste mês, Ramos apontou a complexidade burocrática como um fator limitante para o desenvolvimento econômico.
“Nós temos sobreposição de órgãos estatais de controle contraditórios e conflitantes, o que trava o desenvolvimento econômico. Primeiro, uma infraestrutura deficiente, por conta da burocracia e da não simplificação de processos de trabalho”, disse o ministro. Segundo ele, essas dificuldades têm resultado em uma infraestrutura insuficiente para suportar a competitividade internacional, em especial nos portos brasileiros. “Nós temos uma retração de investimentos que gera portos carentes de uma infraestrutura adequada para fazer frente à competitividade internacional”, acrescentou.
No processo de viabilização de novos projetos de infraestrutura, dois momentos cruciais devem ser considerados no que diz respeito à análise de impactos socioambientais: a elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e a execução do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Esses estudos são essenciais para avaliar a viabilidade econômica de um empreendimento, além de identificar os benefícios diretos e indiretos que ele pode gerar, equilibrando-os com os custos envolvidos.
Estudos bem elaborados desempenham um papel crucial na redução de riscos ambientais e garantem a qualidade dos projetos, além de impedir que propostas economicamente inviáveis avancem para a fase de licitação. Isso, por sua vez, proporciona maior segurança jurídica aos investidores e ao ambiente de negócios. Porém, Ramos alertou que as divergências regulatórias entre os órgãos responsáveis pelos modais de transporte demandam adaptações diversas nos EVTEA, o que dificulta e atrasa a aprovação de empreendimentos essenciais.
Em um ambiente de insegurança jurídica, segundo o ministro, há dois cenários possíveis: a retirada dos investimentos necessários ao desenvolvimento ou a busca, pelos investidores, de taxas de retorno elevadas que compensem os riscos de suas aplicações. “Em um ambiente de insegurança jurídica, há duas possibilidades: ou afastamos os investimentos necessários para o desenvolvimento econômico, ou quem se dispõe a investir nesse cenário buscará uma taxa de retorno que compense o risco da aplicação de capital”, alertou Alexandre Ramos.
Modernização
Para o ministro, é fundamental que os critérios regulatórios aplicados ao setor de infraestrutura sejam revisados e atualizados periodicamente, com o intuito de modernizar o setor e acompanhar as rápidas transformações globais. “Os critérios reguladores do setor de infraestrutura devem ser revistos periodicamente e, consequentemente, modernizados para o que se é desejável dentro de uma visão de futuro”, afirmou Ramos.
Ao encerrar sua apresentação, o ministro enfatizou a importância de um planejamento estratégico claro que direcione o setor de infraestrutura para o crescimento e o desenvolvimento sustentável. “É inegável que a realidade brasileira e mundial tem se alterado com muita velocidade no setor, e é preciso termos um plano estratégico que nos oriente para um ponto desejado”, concluiu.
O Brasil Export 2024 foi uma edição nacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.