Rebocador afundou porque não aguentou o peso da carga e parte do óleo vazou para o rio/Reprodução
Região Norte
Rebocador afunda e derrama 13 mil litros de óleo no Rio Amazonas; veja vídeo
Acidente ocorreu no momento em que a embarcação era abastecida
Ao menos 13 mil litros de óleo foram derrubados no Rio Amazonas, ontem (15), após um rebocador afundar em Itacoatiara (AM). O incidente ocorreu por volta das 14h40, no momento em que a embarcação estava sendo abastecida. Não houve feridos.
A Terminais Fluviais do Brasil, empresa responsável pela operação, explicou que o Rebocador Waldomiro Lustosa III estava sendo abastecido com 43 mil litros de combustível, mas afundou porque não aguentou o peso da carga. Parte do óleo vazou para o rio e medidas de emergência foram tomadas, entre elas a colocação de barreiras de contenção.
O secretário de Meio Ambiente de Itacoatiara, Handson Nelson, explicou que além das barreiras, a empresa posicionou equipamentos em pontos estratégicos para a retirada do óleo que está flutuando sob a linha d’água e para mitigar a dispersão do combustível pelo rio.
Mesmo assim, até às 18h de ontem, os fiscais da pasta já tinham detectado de 8 a 10 hectares da superfície do rio atingidos pelo vazamento.
A operação de limpeza seguiu durante a noite e permanece sendo feita hoje. Equipes da prefeitura acompanham os trabalhos até que seja anunciada a conclusão.
A empresa também tem um prazo de 10 dias para retirar o rebocador do fundo do rio. Em seguida, será feita uma perícia na embarcação.
A companhia afirmou que está trabalhando para enumerar os danos ocorridos e em parceria com os órgãos de fiscalização e controle, instaurou um inquérito para apurar os fatos e responsabilidades sobre o acidente.