As mercadorias estão apreendidas no Porto de Suape, até que o importador seja intimado para providenciar a devolução (Crédito: Divulgação) Foram encontrados dispositivos utilizados para administrar medicações endovenosas, bolsas para sangue, mangueiras, entre outros. As mercadorias estão apreendidas pela Receita Federal no Porto de Suape, até que o importador seja intimado para providenciar a devolução ao exterior. Os nomes das pessoas e das empresas envolvidas não foram informados devido ao sigilo fiscal. Em 2021, o órgão já havia apreendido 20 toneladas de lixo hospitalar também no porto pernambucano e também vindas de Portugal. No mesmo ano, outros 60 contêineres com lixo hospitalar foram localizados no Porto de Santos (SP), dessa vez, vindos dos Estados Unidos.
Região Nordeste
Receita apreende 15 toneladas de lixo hospitalar no Porto de Suape
Contêiner inspecionado veio de Portugal; a carga foi apreendida
Um contêiner carregado com 14,8 toneladas de lixo hospitalar foi apreendido pela Receita Federal no Porto de Suape (PE). A carga veio de Portugal descrita pelo importador como “polímeros de cloreto de vinila”, ou PVC — material plástico.
A verificação da carga ocorreu no dia 16 de fevereiro, quando a Receita Federal suspeitou e solicitou uma vistoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No dia seguinte (17), o órgão realizou a inspeção das mercadorias e confirmou que a carga se tratava de resíduo hospitalar. O caso foi divulgado na última quinta-feira (23).
Foram encontrados dispositivos utilizados para administrar medicações endovenosas, bolsas para sangue, mangueiras, entre outros.
As mercadorias estão apreendidas pela Receita Federal no Porto de Suape, até que o importador seja intimado para providenciar a devolução ao exterior.
Os nomes das pessoas e das empresas envolvidas não foram informados devido ao sigilo fiscal.
Em 2021, o órgão já havia apreendido 20 toneladas de lixo hospitalar também no porto pernambucano e também vindas de Portugal. No mesmo ano, outros 60 contêineres com lixo hospitalar foram localizados no Porto de Santos (SP), dessa vez, vindos dos Estados Unidos.