sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A cerimônia de assinatura do convênio, realizada no dia 1º deste mês, reuniu representantes da Receita Federal, do Ibrachina e da APECC, além de secretários municipaisCrédito: Divulgação/Ibrachina

Região Sudeste

Receita faz parceria para reestruturação de museu na Alfândega de Santos

Atualizado em: 7 de novembro de 2023 às 9:36
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Acordo de cooperação foi firmado com a Ibrachina e a APECC e prevê melhorias e ações de divulgação

O Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) firmaram uma parceria com a Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos, em solenidade que ocorreu em Santos (SP) na quarta-feira (1º). O acordo de cooperação prevê a reestruturação do Museu de Mercadorias Contrafeitas da Alfândega do Porto de Santos, que funciona na sede da Receita.

Conforme explicado, a partir da parceria, o espaço de exposições do museu será transferido para o andar térreo, onde haverá melhorias nas instalações. Também estão previstas ações de divulgação do museu, que está localizado no Centro Histórico de Santos.

“Vejo essa parceria como um pontapé inicial de uma revitalização do Parque Valongo. Santos é uma cidade super tradicional, que já tem o Museu do Pelé e o Museu do Café. Acredito que o novo Museu da Alfândega poderá se transformar também num circuito educacional e uma atração turística. Será interessante principalmente para alunos das escolas do litoral de São Paulo”, analisou Thomas Law, presidente do Ibrachina.

Segundo o delegado da Alfândega de Santos, o auditor fiscal Richard Amoedo Neubarth, presente na solenidade, a reestruturação do museu acompanha uma série de melhorias que estão sendo feitas na região do Centro Histórico, citando, por exemplo, o projeto da Prefeitura de Santos do Parque Valongo, que prevê a restauração dos antigos armazéns portuários que serão transformados em espaços de lazer, convivências e atividades culturais.

“Essa reforma do museu contribuirá para a valorização do Centro Histórico e turístico de Santos. Esse é um projeto pensado há muito tempo pela Alfândega e está se tornando realidade graças ao Ibrachina e à APECC”, comentou o delegado.

Participaram da cerimônia os secretários municipais Bruno Orlandi (Assuntos Portuários e Emprego), Selley Storino (Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo) e Cristina Barletta (Educação). Também estava presente Fabiano Coelho, Superintendente-Adjunto da Superintendência da Receita Federal na 8ª Região Fiscal. A APECC foi representada pelo ombudsman Peter Souza.

Museu da Alfândega

Mais conhecido como Museu do Contrafeito, o espaço exibe uma série de mercadorias que foram apreendidas durante ações de fiscalização da Receita Federal no Porto de Santos. O local abre as suas portas dentro do projeto da Receita Federal “Conheça Nossa Aduana”, recebendo alunos de escolas e universidades mediante agendamento prévio.

O museu foi criado para conscientizar a sociedade sobre os perigos e as consequências na utilização de produtos falsificados, além de demonstrar o papel da área aduaneira da Receita no controle do comércio exterior.

O Plano de Trabalho prevê que, nos próximos meses, Ibrachina e APECC modernizem o espaço, com instalação de sistema multimídia. As reformas vão permitir que o local seja usado para exposições e palestras.

Compartilhe:
TAGS Alfândega de Santos Associação Paulista dos Empreendedores Instituto Sociocultural Brasil-China Receita Federal