Joias foram recolhidas porque as notas fiscais apresentadas não tinham o detalhamento necessário para conferência das quantidades e valores (Foto: Receita Federal/Divulgação)
Região Sul
Receita intercepta joias de ouro avaliadas em R$ 6 mi no RS
Mercadoria estava em posse de três passageiras no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
A Receita Federal interceptou joias de ouro, avaliadas em R$ 6 milhões, com três mulheres no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no último domingo (29). As passageiras disseram às autoridades que seguiam de Gramado (RS) para o Rio de Janeiro.
As joias estavam acondicionadas em cinco malas e foram recolhidas porque as notas fiscais apresentadas pelas passageiras não tinham o detalhamento necessário para conferência das quantidades e valores das mercadorias.
A abordagem ocorreu durante operação de rotina no terminal gaúcho. Fiscais da Receita detectaram a presença das joias após as bagagens passarem pelo raio-x.
Questionadas, as passageiras afirmaram que eram funcionárias de uma joalheria do Rio de Janeiro e que estavam retornando de uma feira de jóias em Gramado. Antes de chegar ao Rio de Janeiro, o voo faria escala no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
A Receita Federal lacrou as respectivas mercadorias para contagem, valoração e verificação da documentação fiscal. O órgão vai investigar a origem do ouro.