sistemas metroferroviários brasileiros transportaram 1,25 bilhão de pessoas nos primeiros seis meses de 2024 Crédito: Divulgação
Ferrovias
Recorde na movimentação ferroviária reforça importância de inspeções
A movimentação de cargas por ferrovias chegou ao seu maior nível dos últimos cinco anos
Os números de movimentação de cargas por ferrovias e de pessoas através dos trilhos reforçam a importância das inspeções técnicas que garantem eficiência e segurança neste setor, alerta a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
Segundo os dados levantados pela ANP, a movimentação de cargas por ferrovias no Brasil atingiu, em 2023, o maior nível dos últimos cinco anos, com o transporte de 530,6 milhões de toneladas úteis. Paralelamente, os sistemas metroferroviários brasileiros transportaram 1,25 bilhão de pessoas nos primeiros seis meses de 2024, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
A atividade de inspeção acreditada é o mecanismo pelo qual um Organismo de Inspeção (OIA), reconhecido pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), verifica se um empreendimento de infraestrutura (projeto de engenharia, execução de obra, operação e desempenho) está em conformidade com normas, diretrizes e regulamentos previamente estabelecidos. Este mecanismo se aplica a qualquer área da infraestrutura, como ferrovias, rodovias, portos, aeroportos, energia, habitação e outros.
A inspeção acreditada abrange todas as etapas da infraestrutura de um empreendimento metroferroviário, desde sua concepção até a operação e manutenção. Além de melhorar a infraestrutura, a inspeção acreditada atua na segurança operacional e na prevenção de acidentes, assegurando que a infraestrutura implantada atenda aos requisitos estabelecidos e seja mantida de forma segura e ambientalmente correta.
Segundo a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), o papel da inspeção acreditada para o desenvolvimento do setor metroferroviário no Brasil é fundamental. “O transporte metroferroviário é um motor para o desenvolvimento econômico e social do país, e a inspeção acreditada permite assegurar que esse potencial seja realizado com conformidade e eficiência, além de segurança técnica e jurídica”, diz o vice-presidente de Inspeções da entidade, Jefferson Carvalho.