domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Reforma 1

Atualizado em: 21 de agosto de 2023 às 9:32
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretendia anunciar sua minirreforma ministerial na última sexta-feira. Mas agora, deixará para depois de retornar de sua próxima viagem internacional, no final de semana que vem. Até lá, pretende conversar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que as mudanças que fará em seu governo – por exemplo, a entrega do Ministério de Portos e Aeroportos ao deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e da pasta do Turismo ao deputado André Fufuca (PP-MA) – garantam efetivamente o apoio desses dois partidos do Centrão, Republicanos e PP, a seus projetos.

 

Reforma 2

Lula se preocupa com a ameaça feita por lideranças das duas legendas, de afastar Fufuca e Costa Filho caso eles passassem a integrar o ministério. O chefe do Executivo quer deixar claro que está indicando os dois para ter esses partidos em seu bloco de apoio. Se Republicanos e PP não apoiam tais medidas, não há por que fazê-las.

 

Dúvidas
Se Silvio Costa já enfrenta dificuldades para a indicação dos cargos mais políticos do Ministério de Portos e Aeroportos, o que irá fazer quando tiver de escolher os ocupantes dos cargos mais técnicos? Como irá agir para definir o futuro secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, função hoje ocupada pelo consultor portuário Fabrizio Pierdomenico, convidado pelo atual ministro Márcio França (PSB) para a função, mas com fortes ligações com o PT e com muito bom relacionamento com a Casa Civil e o mercado? E qual o critério a ser adotado para a indicação dos diretores das companhias docas, processo que acabou de ser concluído?

Compartilhe:
TAGS Arthur Lira Costa Filho Luiz Inácio Lula da Silva presidente da Câmara