Nacional
Reforma ministerial ainda não está decidida”, diz Zé Guimarães
Líder do Governo na Câmara afirma que decisão cabe exclusivamente ao presidente Lula
O líder do Governo na Câmara dos Deputados, Zé Guimarães (PT/CE), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não decidiu sobre a reforma ministerial aventada para abrigar os partidos Progressistas e Republicanos.
Ele ressaltou que a decisão cabe exclusivamente ao presidente. “Só quando o presidente voltar da África do Sul é que nós vamos saber”, explicou. A expectativa é de que a decisão seja tomada na próxima terça-feira ou quarta-feira.
Questionado sobre a possibilidade de a reforma não acontecer, já que mesmo sem o acordo com os partidos em busca de voto o Governo está conseguindo aprovar matérias importantes, como o arcabouço fiscal, Guimarães afirmou que a base do presidente Lula “está fazendo a sua parte” no Legislativo.
A proposta do novo arcabouço fiscal foi aprovada na última semana na Câmara dos Deputados e vai substituir o texto do Teto de Gastos que limitava os investimentos públicos.
A reforma ministerial começou a ser discutida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), e pelo presidente Lula durante a tramitação da reforma tributária, em meados de junho, mas ainda não saiu do papel.
Entre as mudanças está prevista a substituição do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, pelo deputado Silvio Costa Filho (Republicanos/PE).