sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Pelo acordo, recursos serão investidos em iniciativas voltadas para a descarbonização da indústria, visando ajudar o Brasil a reduzir as emissões de carbono em 50% até a COP30. Crédito: Gabriel Lemes/MDIC

Energia Limpa

Reino Unido vai investir R$ 6,3 mi em descarbonização da indústria brasileira

Atualizado em: 30 de março de 2024 às 11:21
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Acordo firmado entre o Brasil e a nação europeia prevê a implantação de um hub com esse objetivo

Reino Unido e Brasil delinearam no último dia 26 o plano de ação para o Hub de Descarbonização da Indústria no Brasil (HDIB). Este projeto visa investir 1 milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 6,33 milhões) na execução de iniciativas voltadas para a descarbonização da indústria, com o intuito de ajudar o Brasil a atingir sua meta de reduzir as emissões de carbono em 50% até a COP30, em novembro de 2025, em Belém (PA).

O acordo de cooperação entre os dois países foi estabelecido no final do ano anterior pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Geraldo Alckmin, e pela ministra de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido, Claire Coutinho.

O hub é uma plataforma que visa fomentar parcerias para a descarbonização do setor industrial. Ele facilitará a interação entre atores nacionais e internacionais, como parceiros bilaterais, fundos multilaterais, programas de assistência técnica, coalizões, iniciativas do setor privado e o governo brasileiro, com o propósito de obter apoio para a mitigação, transição e descarbonização dos setores industriais. A implementação do Hub será conduzida pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido).

O plano de trabalho do Hub também inclui o suporte na elaboração da Estratégia Nacional de Descarbonização Industrial, com o objetivo de implementar a missão 5 do Nova Indústria Brasil. Além disso, prevê-se o auxílio na execução dos planos setoriais de descarbonização para as indústrias de cimento e siderurgia, assim como o apoio à pesquisa e inovação, incluindo o Plano de Incubação para Descarbonização da Indústria.

Durante a reunião de apresentação do plano, o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Rollemberg, destacou para Matt Toombs, diretor de Segurança Energética e Descarbonização do Reino Unido, os avanços e desafios enfrentados pelo Brasil no setor. Rollemberg mencionou o Programa Mover, cuja regulamentação foi assinada pelo ministro Alckmin naquele mesmo dia, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este programa visa a descarbonização da frota automotiva brasileira.

 

 

Compartilhe:
TAGS