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Renan Filho enfatizou que o Brasil se apresenta como uma economia forte e com potencial de crescimento, tornando o investimento em infraestrutura uma necessidade fundamental (Foto: Divulgação/MT)

Rodovias

Renan cita modelagem e sustentabilidade para atrair espanhóis

13 de março de 2024 às 9:23
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Em Madri, ministro dos Transportes apresentou a empresários os projetos rodoviários que serão leiloados neste ano

O ministro dos Transportes, Renan Filho, fez na terça-feira, dia 12, na Espanha, uma apresentação para investidores estrangeiros dos projetos rodoviários a serem leiloados neste ano. Ele, que lidera uma comitiva em Madri, apontou três atrativos do mercado brasileiro para os líderes globais do setor: modelagem moderna, contratos com segurança jurídica e com boas condições para os investidores, e preocupação socioambiental.

Renan Filho enfatizou que o Brasil se apresenta como uma economia forte e com grande potencial de crescimento, tornando o investimento em infraestrutura uma necessidade fundamental. “Somos muitos representativos no que diz respeito à preservação da biodiversidade do planeta. Damos excelentes exemplos na geração de energia limpa, na transição energética e seremos vanguarda no hidrogênio verde”.

A importância de intensificar a proximidade entre os países também foi ressaltada na apresentação para uma plateia composta por cerca de 100 executivos de construtoras, operadoras e concessionárias de infraestrutura, além de representantes do mercado financeiro espanhol. “Para além das relações históricas, há hoje uma sinergia ainda maior entre os governos, o que facilita muito o diálogo. A Espanha tem investimentos no Brasil muito longevos, empresas que estão no país há mais de 70, 50 anos, em áreas diversas, incluindo infraestrutura de transportes. Isso é muito relevante para nós”, disse Renan.

Para o ano de 2024, estão previstos 13 leilões rodoviários, representando um investimento de R$ 122 bilhões em recursos privados para melhorias na malha viária federal. Até 2026, a expectativa de investimentos é de R$ 280 bilhões, entre recursos públicos e privados, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Entre as concessões deste ano, destaca-se a BR-040/MG, que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, em Minas Gerais, com leilão agendado para 11 de abril na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), com previsão de R$ 5 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de duração do contrato. Além disso, merece destaque a estruturação inédita da BR-364/RO, importante corredor logístico para o fluxo de exportação do Arco Norte, com mais de R$ 4 bilhões em obras previstas; o sistema rodoviário formado pelos trechos das BRs-060/452/GO, conhecido como Rota Verde, em Goiás, com R$ 4 bilhões em investimentos; e os lotes 3 e 6 das rodovias integradas do Paraná, totalizando cerca de R$ 30 bilhões em investimentos e serviços operacionais.

Após as negociações com os investidores, a delegação brasileira participou de um encontro com cerca de 40 empresários de diversos setores, promovido pela Embaixada do Brasil na Espanha e pela Fundación Consejo – España e Brasil, na Casa da América. O foco das conversas, segundo o Ministério dos Transportes, foram as empresas que desejam ingressar no setor e os grupos que já têm interesse em investir no Brasil.

Agenda

A delegação brasileira permanecerá na Espanha até sexta-feira, 15 de março, com uma extensa programação que inclui uma série de reuniões bilaterais com empresas de destaque no setor. Entre os interlocutores estão grandes empresas do mercado de infraestrutura espanhol, como os grupos Acciona, Roadis e Abertis.

Também fazem parte da comitiva brasileira a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse; o diretor presidente da Infra SA, Jorge Bastos; representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).

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