quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta terça-feira (16) a liberação para tráfego do trecho da BR- 316 entre Bacabal e Santa Inês, no Estado do Maranhão. A via é a principal BR que interliga Belém/PA a Teresina/PI. Foto: Marcio Ferreira/MT

Região Nordeste

Renan Filho anuncia liberação de rodovia no Maranhão 

Atualizado em: 16 de abril de 2024 às 18:55
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta terça-feira (16) a liberação para tráfego do trecho da BR- 316 entre Bacabal e Santa Inês, no Estado do Maranhão. A via é a principal BR que interliga Belém/PA a Teresina/PI.

“O trecho entre Bacabal e Santa Inês está praticamente recuperado e nesta noite (na noite desta terça-feira, 16) será liberado para o tráfego”, disse o Ministro, que visitou o Estado junto ao Ministro dos Esportes, André Fufuca, e o vice-governador do Estado, Felipe Camarão.

No último fim de semana, outros dois trechos na BR-222 foram completamente fechados devido às intensas chuvas na região. No km 598, em Bom Jesus das Selvas, uma cratera com mais de 20 metros de diâmetro se formou. Em relação a este ponto, Renan Filho afirmou que haverá liberação neste sábado (20), com sistema siga e pare.

Ponte

No km 363 da BR 222, o Ministro disse que uma ponte metálica, emprestada do Exército ao Estado do Piauí, será instalada até o fim do mês, em substituição ao pontilhão que colapsou no início deste mês. A estrutura provisória ficará em operação até que uma nova ponte seja construída no local. Ao mesmo tempo, a Prefeitura está implantando uma passarela para garantir a travessia a pé dos moradores do entorno.

Conforme o cronograma, a expectativa do DNIT é de que o tráfego no km 363 seja retomado no início de maio. Até que a ponte metálica seja concluída, o Departamento orienta aos usuários da BR 222 que utilizem a BR 316 até Peritoró, sigam pela BR 135 até Presidente Dutra, ingressem na BR 226 até Porto Franco e utilizem a BR 010.

Estado de alerta

As fortes chuvas no Maranhão provocaram situação de emergência em 19 cidades, incluindo Cachoeira Grande e Barra do Corda, segundo a Defesa Civil.

Cerca de 810 famílias estão em abrigos e 2.297 desalojadas. A região de Caxias foi particularmente afetada, com o rio Itapecuru atingindo 5,09 metros acima do normal e impactando outras nove cidades.

A Defesa Civil monitora 72 áreas de risco em São Luís, onde alagamentos têm sido comuns. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas em todo o estado. Recomenda-se que a população evite áreas afetadas e entre em contato com as autoridades em caso de emergência.

Compartilhe:
TAGS