Em seu discurso, Renan Filho afirmou que o mundo tem grande interesse em investir em projetos no Brasil. E, por isso, o Governo mira captar capital internacional no futuro próximoFotos: Divulgação/MTransportes
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Renan Filho fala em assegurar capital internacional para projetos
Ministro dos Transportes apresentou projetos voltados para a malha rodoviária durante evento com investidores
O ministro dos Transportes, Renan Filho, participou de uma rodada de debates com investidores, onde foram apresentados os projetos rodoviários que estão inclusos no novo PAC. O evento “Brasil Transport Invest”, realizado na quinta-feira (19), na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, teve o objetivo de demonstrar os planos para a malha rodoviária a investidores e empresários do setor privado. Na sua participação, o ministro disse que o Governo mira o capital internacional para investimentos no país.
O novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), anunciado pelo Governo Federal no mês de agosto, prevê pouco mais de R$ 185 bilhões em investimentos no modal rodoviário nos próximos quatro anos. Desse montante, cerca de R$ 113 bilhões serão investimentos da iniciativa privada.
Em seu discurso, Renan Filho afirmou que o mundo tem grande interesse em investir em projetos no Brasil. E, por isso, o Governo mira captar capital internacional no futuro próximo.
“É importante que a gente capte recursos internacionais, dos chamados fundos soberanos. Temos novos players do mercado, que são as construções desses fundos. Vamos captar recursos, fazer parcerias, com concessionárias, construtoras, com agentes do mercado, que possuem mais capacidade de captar esses recursos internacionais. O mundo quer investir no Brasil visando a segurança alimentar e a redução de emissões de carbono”, comentou.
No primeiro ano de governo, o Ministério já realizou dois leilões; os chamados Lotes 1 e 2 do Sistema Rodoviário do Paraná, que configura rodovias federais e estaduais. O último certame, realizado no mês passado, teve somente um interessado, o Consórcio Infraestrutura PR. O contrato prevê a concessão de 30 anos, com investimento total de R$ 17,3 bilhões na recuperação e ampliação da malha rodoviária.
Conforme apresentado aos investidores, dois leilões serão realizados ainda neste ano: o da BR-381 e da BR-040, ambos em Minas Gerais. O primeiro será realizado em novembro, enquanto que o último está marcado para acontecer em dezembro.
Como estratégia para atrair mais investidores e grupos do setor privado, o ministro anunciou que dois dos seus secretários ficarão em São Paulo nos próximos dias pensando na aproximação com grupos, sejam fundos de investimentos ou concessionárias.
Os convocados foram a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, e o secretário-executivo do Ministério, George Santoro, que também estavam presentes no evento na capital paulista.
Ferrovias
Renan Filho destacou que nos próximos três meses, o Governo fará a mesma estratégia de rodada com investidores com o Plano Nacional Ferroviário.
“Queremos apresentar para o país um plano para o desenvolvimento nacional ferroviário, com usos e fontes, e com as obras prioritárias. Mas também apresentaremos como iremos fazer o financiamento desses projetos. Planos o Brasil já teve muitos. Cada Estado tem o seu, cada município tem o seu. A União tem o Plano Nacional de Logística, mas nunca saiu do papel. E não vamos tirar do papel porque trata-se de um modal crucial”, comentou Renan.
BR-Legal 2
Durante o evento, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão fez uma apresentação aos investidores da nova versão do Programa Nacional de Segurança e Sinalização Rodoviária, o BR-Legal 2.
Segundo o ministro Renan Filho, a previsão é que sejam injetados investimentos de R$ 2,2 bilhões na malha rodoviária brasileira a partir da nova edição do programa, que prevê reparos nas estradas, incluindo serviços de instalação de placas de sinalização, pintura de faixas e recuperação de guard rail.
“Trata-se de um programa importante porque, além de recuperar estrada, garante segurança para os usuários e mais qualidade para as rodovias. O Brasil abandonou o BR-Legal ao longo dos últimos anos, o que fez despencar a qualidade das nossas rodovias”, comentou o ministro.
Além dos já citados, participou do evento o presidente da Infra S.A., Jorge Bastos.