O Reporto é indispensável nos investimentos em portos e ferrovia (crédito: Divulgação)
Espaço Abtra
REPORTO na ordem do dia!
Como todo o setor acompanhou, a renovação do Reporto terminou aprovada pelo Congresso Nacional em 2020. Sem falsa modéstia, ela aconteceu depois de muita mobilização e marcação cerrada com os deputados e senadores por parte das entidades que compõem a Coalizão Empresarial Portuária, em conjunto com outras associações representantes das empresas ferroviárias.
O problema é que a tal renovação só vai valer até o final deste ano.
Vale lembrar também que as desonerações praticamente não puderam ser aplicadas no ano passado, pois não estavam contempladas no Orçamento da União daquele exercício. Com isso, o gap na aplicação real do regime só aumenta e as empresas estão tendo de pagar muito mais pra manter a infraestrutura e os seus equipamentos à altura das demandas portuárias.
A poucos meses do final da validade do Reporto, as solicitações para habilitar a compra de algum item no regime com isenção dos impostos não levam menos do que 60 dias, fora o prazo necessário para o transporte do país de origem até a entrega no Brasil.
O Reporto é indispensável nos investimentos em portos e ferrovia, na competitividade dos nossos produtos no mercado mundial e na redução do Custo Brasil.
Precisa dizer mais por que ele precisa ser urgentemente renovado?