Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ilhéus
Região Nordeste
Representantes da Prefeitura de Ilhéus discutem expansão modal no porto
Município realizou visita técnica ao Porto e apresentaram planejamento para 2024
O Porto de Ilhéus (BA), também conhecido como Porto de Malhado, recebeu representantes da Prefeitura do município em uma visita técnica, nesta terça-feira (9), para discutir estratégias de expansão do modal. A comitiva foi composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcos Flávio Rhem, o assessor técnico especial, Régis Aragão, e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Paulo Moreira.
O gerente do terminal portuário, Maurício Galvão, apresentou dados contendo informações sobre o planejamento previsto para 2024, incluindo o processo voltado para licitação da dragagem de manutenção e ampliação do calado.
Segundo a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), a movimentação no Porto de Ilhéus dobrou de 2022 para 2023, passando de 300 mil toneladas (t) anuais para 600 mil t. Cerca de 70 navios transportaram produtos como cacau, soja, lítio, manganês, níquel e magnesita.
Galvão ressalta a necessidade de estreitar as relações com a administração municipal, visando receber novos investimentos para a melhoria da infraestrutura e aumentar o volume de cargas no terminal. “O diálogo com o poder público municipal é crucial para que possamos avaliar as melhores alternativas e alavancar o trabalho desenvolvido em Ilhéus”, afirmou.
Marcos Flávio destaca o aumento da operacionalização do Porto de Ilhéus como fator crucial na geração de empregos. “A proposta da gestão é apoiar ações que garantam aos cidadãos oportunidades de trabalho formal, ajudem a nossa economia a crescer e elevem os índices de movimentação de cargas exportadas. Ilhéus possui esse potencial e vamos continuar trabalhando para alcançar resultados promissores”, ressaltou.