sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Complexo de Viadutos da Scharlau, em São Leopoldo, inclui duas novas alças e o alargamento das pistas de acesso, ampliando a capacidade de fluxo de veículos no viaduto. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Região Sul

“Resolvemos o maior gargalo logístico do RS”, diz Renan ao entregar obra

17 de agosto de 2024 às 10:23
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Ministro dos Transportes participou, ao lado do presidente Lula, da inauguração do Complexo da Scharlau, na Grande Porto Alegre

Foi entregue na sexta-feira (16) o Complexo de Viadutos da Scharlau, em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre (RS). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro dos Transportes, Renan Filho, participaram da inauguração do empreendimento, por onde passam diariamente cerca de 140 mil condutores, incluindo moradores, turistas, prestadores de serviço e caminhoneiros.

A megaestrutura recebeu investimentos de R$ 80 milhões do Governo Federal e foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). O projeto inclui duas novas alças e o alargamento das pistas de acesso, ampliando a capacidade de fluxo de veículos no viaduto, que agora conta com três faixas em cada sentido.

De acordo com o Governo Federal, a entrega do Complexo da Scharlau resolve o maior gargalo logístico do Rio Grande do Sul. O novo viaduto está localizado no entroncamento da BR-116/RS com a BR-240/RS, sendo um ponto de passagem tanto para quem acessa Porto Alegre quanto para quem segue em direção a Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Gramado e Canela, importantes polos econômicos e turísticos do estado.

“Esse era o principal estrangulamento. Resolvemos hoje o maior gargalo logístico do Rio Grande do Sul. Pouco mais de um ano depois do início das obras, entregamos. Parabéns aos servidores do Dnit, que realizaram esse trabalho. Tanto de resgate e reconstrução, quanto de construção nessas obras da Scharlau”, destacou o ministro Renan Filho, enquanto vestia o boné do órgão responsável pela execução do projeto.

O presidente Lula, que cumpriu uma extensa agenda com ministros no Rio Grande do Sul ao longo do dia, reforçou o compromisso do Governo Federal com o estado após a tragédia climática ocorrida entre abril e maio deste ano. “Não era necessário acontecer o que aconteceu nesse desastre. Antes da enchente, já tínhamos começado o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Não queria inventar a obra que seria importante para cada região, queria saber de cada governador. Trouxemos os investimentos para ajudar o estado assim, ouvindo. Nós estamos recuperando a dignidade desse povo agora, reconstruindo e construindo o que é necessário”, afirmou.

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, elogiou o trabalho realizado para a conclusão da obra. “Essa relação de alto nível entre governo estadual e federal melhora a vida das pessoas. Quero cumprimentar, reconhecer e agradecer sempre que o Governo Federal faz entregas importantes para a população. Esta é uma delas”.

As obras do Complexo Scharlau fazem parte de um projeto maior de melhoria em segurança e tráfego na BR-116/RS. Ao longo de 38,5 km da rodovia, estão incluídas ações de revitalização em 7 km das Avenidas Guilherme Schell e Ernesto Neugebauer, que são importantes ligações entre Canoas e Porto Alegre. As intervenções abrangem sete cidades, e o Governo Federal prevê um aporte total de R$ 577,8 milhões até 2026.

“As obras na BR-116 são mais amplas do que o viaduto. Não paramos só com o trabalho de recuperação, que foi mesmo amplo e muito bem feito. Chegamos a ter 150 pontos de bloqueio. Abrimos os caminhos que permitiram os resgates, a passagem de alimentos. Já liberamos 149 pontos, falta um, a ponte do Rio Caí. Ainda em dezembro deste ano, entregaremos essa obra pronta”, afirmou Renan Filho.

Scharlau, que dá nome ao complexo, é um bairro de São Leopoldo, uma das cidades mais afetadas pelas cheias.

 

 

Compartilhe:
TAGS