A MMS fez a melhor proposta para operação temporária por dois anos no Porto de Itajaí, durante sessão pública da Antaq, realizada no último dia 13, em Brasília, na sede da agênciaCrédito: Divulgação/Antaq
Região Sul
Resultado oficial da licitação do Porto de Itajaí é adiado para outubro
Comissão da Antaq divulgou que serão necessárias novas diligências nos documentos da empresa vencedora
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) adiou para o mês de outubro a definição de qual empresa vai assumir a operação de contêineres no Complexo Portuário de Itajaí, em Santa Catarina. O anúncio oficial da empresa que fez a melhor proposta na etapa de classificação do edital de arrendamento transitório estava marcado para terça-feira (19).
De acordo com decisão da presidente da Comissão de Concessões e Arrendamentos Portuários da agência, Patrícia Póvoa Gravina, a definição foi adiada devido à necessidade de realizar diligências adicionais para análise dos documentos de habilitação da proponente melhor classificada na licitação, a MMS Empreendimentos.
Com a decisão, a definição da nova empresa que irá atuar nos berços 1 e 2 em Itajaí ficou para o dia 2 de outubro. Seguindo o cronograma da Antaq, a abertura de prazo para apresentação de recursos ocorrerá no dia 3 e, por fim, no dia 5, se encerra o processo licitatório.
Ligada à BRF e Marfrig, duas gigantes no setor de alimentos e grandes exportadoras de produtos congelados, a MMS fez a melhor proposta para operação temporária por dois anos no Porto de Itajaí, durante classificação em sessão pública da Antaq, realizada no último dia 13, em Brasília, na sede da agência. A empresa fez uma oferta em relação à Movimentação Mínima Exigida (MME) mensal de 66.600 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Ao todo, sete empresas apresentaram propostas para operar no complexo portuário.
A área do terminal, denominada “Área A”, possui 79.946,42 m² e compreende os berços 1 e 2, destinados à movimentação e armazenagem de contêineres, sendo constituída pelos terrenos nos quais serão implantados os equipamentos e edificações.
Durante os dois anos de contrato de arrendamento transitório, o Governo Federal planeja lançar o edital definitivo para o arrendamento dos quatro berços do Porto de Itajaí à iniciativa privada. O arrendamento definitivo será de 35 anos.
Visita
Na última sexta-feira (15), uma comitiva da MMS Empreendimentos visitou o Porto de Itajaí, onde se reuniu com a diretoria. No encontro, os executivos revelaram o interesse de operadores do setor portuário da China para criar parcerias com Itajaí, visando a movimentação de cargas.