A reunião teve a presença de representantes do Ministério dos Portos e Aeroportos, de agências reguladoras e entidades (Crédito: Divulgação/ANTT)
Nacional
Reunião na ANTT discute melhoria no acesso aos portos do Arco Norte
Órgãos e entidades debateram o tráfego e distribuição de cargas a partir da BR-163, uma das principais rotas de escoamento de grãos
A melhoria no acesso aos portos do Arco Norte pela BR-163 está no rol de obras a serem autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda este ano.
A distribuição de cargas e a trafegabilidade da rodovia, que é uma das principais rotas de escoamento de grão das regiões Centro-Oeste e Norte do país, foi tema de uma reunião entre a diretoria da agência reguladora, representantes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da concessionária ViaBrasil BR-163, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport) e da Associação Brasileira das Indústrias de óleos Vegetais (Abiove). O encontro aconteceu nesta semana, em Brasília.
A BR-163 liga os produtores de grãos aos portos do Arco Norte. E entre esses terminais, o destaque da reunião foi o Porto de Miritituba (PA), cuja construção de um acesso está prevista no contrato de concessão pela ViaBrasil.
Conforme a ANTT, a concessionária deverá apresentar um projeto funcional simplificado indicando o melhor traçado segundo os estudos feitos na região.
Antes de ser autorizada a obra, a ANTT analisará os aspectos de engenharia e ambientais, que precisam ter a anuência dos órgãos competentes para o licenciamento de três acessos aos portos do Arco Norte. São eles:
Do PER:
- Rodovia BR-230/PA – Acesso ao Terminal Portuário de Miritituba – (Extensão: 8,30 km)
Início: Entroncamento com a BR-230/PA.
Final: Porto de Miritituba – Acesso
- Rodovia BR-230/PA – Acesso ao Terminal Portuário de Itapacurá – (Extensão: 14,50 km)
Início: Entroncamento com a BR-230/PA.
Final: Porto de Itapacurá – Acesso
- Rodovia BR-230/PA – Acesso ao Terminal Portuário de Santarenzinho – (Extensão: 16,52 km)
Início: Entroncamento com a BR-230/PA.
Final: Porto de Santarenzinho – Acesso
O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, destaca que as obras no Arco Norte são prioridades para o Governo Federal e afirma que novas reuniões serão agendadas em breve para que haja evolução na conciliação das necessidades da agência, concessionária e usuários da rodovia.
“Firmar o traçado dos trechos que ligarão a rodovia aos portos da região será uma prioridade para ANTT, bem como para os demais envolvidos, frente às obrigações do Programa de Exploração Rodoviária”.