domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Glaucus Farinello, apresentou o projeto do Parque Valongo, que, segundo ele, já atrai interessadosCrédito: Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Região Sudeste

Revitalização de trecho da área portuária de Santos deve começar em setembro

Atualizado em: 27 de julho de 2023 às 10:22
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Segunda audiência pública promovida pela Prefeitura e pela APS discutiu o projeto do Parque Valongo

A Prefeitura de Santos (SP) e a Autoridade Portuária de Santos promoveram na quarta-feira, dia 26, a segunda audiência pública sobre o projeto do Parque Valongo, que consiste na recuperação e revitalização da área dos antigos armazéns portuários, na região do Centro Histórico de Santos. No encontro, a Prefeitura anunciou interesse de players a respeito da possibilidade de uma roda gigante na área do futuro empreendimento, bem como a questão que envolve a mobilidade na região central do município. A Administração Municipal espera iniciar as obras de recuperação e revitalização do espaço em setembro.

Assim como aconteceu na primeira audiência pública, a apresentação na ACS ficou a cargo do secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Glaucus Farinello, que afirmou que o projeto do Parque Valongo já atrai grandes interessados.

“Estrategicamente a primeira audiência (foi realizada) na casa dos arquitetos (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos). E agora, a segunda na casa não só dos empresários, mas do Centro como um todo, porque estamos de frente para o Parque Valongo. Coroa esse processo de consulta, embora tenhamos feito apresentações, debates, discussões em diversos âmbitos dentro e fora da Prefeitura. Estamos recebendo bastante contribuição e bastante visita de interessados”, afirmou o secretário.

Farinello disse ao BE News que já no mês de agosto, a Prefeitura de Santos irá se submeter ao Conselho de Defesa do Patrimônio, tanto no âmbito municipal quanto no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em níveis estadual e federal, respectivamente.

“Avançamos muito com os projetos. Queremos nos submeter nos próximos dias para que consigamos ainda no mês de agosto essas aprovações nos conselhos e iniciar a obra em setembro”, revelou.

Detalhes

Na apresentação, Glaucus Farinello confirmou que o antigo armazém 4, que será restaurado e revitalizado, será destinado a uma área gastronômica, com a instalação de restaurantes e outros serviços. Além disso, o espaço em que seriam os armazéns 5 e 6, terão espaços para áreas esportivas e também área de playground, a fim de trazer famílias com crianças para o novo empreendimento.

Farinello revelou que empresas que operam roda gigante no Brasil demonstraram interesse em colocar o equipamento no Parque Valongo.

“No segundo semestre haverá chamamentos públicos, licitações de concessões. Se tiver os interessados para a roda gigante, o espaço está lá apropriado para receber este tipo de equipamento”, disse.

Outro dos pontos questionados pelo público na audiência referiu-se à mobilidade urbana, principalmente para locais apropriados para estacionamento de veículos. Farinello afirmou que a Prefeitura vai incentivar o uso dos transportes públicos, mas revelou que há previsão de construção de um prédio com capacidade para receber até mil carros.

O presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, revelou que há o interesse da transferência do Museu do Porto de Santos para a área do Valongo, uma vez que o parque esteja completamente revitalizado. Segundo Farinello, a Prefeitura pensa em colocar um espaço para a Secretaria de Turismo e uma base da Guarda Civil Municipal e um dos espaços na Casa de Pedra 1.

Temas que envolvem as características da nova passarela ao futuro Parque, bem como a gestão do parque, visando o horário de visitação e responsabilidade de segurança do local, serão definidos no segundo semestre.

Projeto

A Autoridade Portuária de Santos concedeu as áreas dos armazéns 4, 5 e 6 para a Prefeitura, no qual será responsável pelo espaço com o novo projeto de revitalização. De acordo com o projeto, o armazém 4 será integrado ao Parque Valongo, tornando-se um espaço para atividades culturais e fomento de espaços para gastronomia. Já o espaço entre os antigos armazéns 5 e 6, que não existem mais, será utilizado para a construção da área aberta do projeto. A previsão é de que esta fase do parque seja entregue até julho de 2024.

O projeto do Parque Valongo é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em março entre o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e a Autoridade Portuária, com participação da Prefeitura, a convite do MP como forma de compensação pela atividade portuária no conjunto que está sob proteção ao patrimônio histórico cultural.

Compartilhe:
TAGS área portuária de Santos Centro Histórico de Santos Desenvolvimento Urbano de Santos Glaucus Farinello Parque Valongo Revitalização