Embarcações polares atracaram no complexo na quarta-feira (3) e deverão permanecer em Rio Grande até sexta-feira, dia 5 (Foto: Divulgação/Portos RS)
Região Sul
Rio Grande recebe atracação de navios polares da Marinha do Brasil
Embarcações fazem parte de trabalhos de pesquisa na Antártica, dentro da Operantar
O Porto do Rio Grande (RS) recebeu na quarta-feira (3) a atracação de dois navios polares pertencentes à esquadra da Marinha do Brasil (MB). As embarcações militares Almirante Maximiano (H41) e Ary Rongel (H44) são utilizadas para o transporte de tripulantes, pesquisadores e materiais de apoio que fazem parte da Operação Antártica (Operantar).
De acordo com a Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos gaúchos, os navios deverão permanecer no complexo até sexta-feira (5), quando está prevista a conclusão do fornecimento de apoio logístico. Por essa razão, as embarcações não estarão abertas à visitação.
Os dois são os únicos navios hidrográficos da esquadra brasileira que possuem os cascos vermelhos, diferentemente dos demais desta classe que são identificados pela cor branca. Esse tom permite o contraste com a superfície do continente antártico, que é composta predominantemente por gelo.
Conhecido como Tio Max, o navio polar Almirante Maximiano conta com capacidade de transporte de 106 pessoas, sendo 76 militares e 30 pesquisadores. Entre os equipamentos acoplados à sua estrutura, destaca-se um guincho que permite coletas de amostras de água e do assoalho marinho a até dez mil metros de profundidade.
Ele também possui cinco laboratórios de pesquisa, sistemas de aquisição e análise de dados oceanográficos, meteorológicos e geográficos, além de espaço para acomodação de dois helicópteros. Seu nome é uma homenagem ao almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, hidrógrafo de destaque e Ministro da Marinha entre os anos de 1979 a 1984.
Já o navio Ary Rongel tem condições de acomodar 70 pessoas, divididos entre 19 oficiais, 53 praças e outros 22 cientistas. Com características de transporte de materiais, conta com duas portas laterais para embarque de cargas, dois porões para acomodação dos equipamentos e guindastes com diferentes capacidades para a movimentação dos objetos.