Anteriormente, em razão da tragédia climática que atingiu o estado, a Portos RS já havia anunciado a redução de calado para 12,9 metros à época, na região dos terminais da Bunge, Bianchini e Termasa/Tegrasa. Foto: Portos RS
Região Sul
Rio Grande tem calado reduzido pela 2ª vez após enchentes no RS
Antes em 14,2 metros após campanha de dragagem, novo calado foi para 11,9 metros
A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, anunciou a redução de calado no Porto do Rio Grande, o maior do estado, para 11,9 metros. Desde a conclusão da última campanha de dragagem de manutenção realizada pela Autoridade Portuária, concluída em fevereiro, o canal anteriormente possuía calado de 14,2 metros.
Segundo a Autoridade Portuária, a redução de calado ocorre em caráter excepcional e provisório, enquanto o estado segue no processo de recuperação e reconstrução após as enchentes.
A medida, anunciada na sexta-feira (14), foi tomada após reunião conjunta com autoridades marítimas gaúchas.
Anteriormente, em razão da tragédia climática que atingiu o estado no início de maio, a Portos RS já havia anunciado a redução de calado para 12,8 metros por questões de segurança das manobras dos navios, devido às fortes correntezas no canal de Rio Grande.
Na época, a medida foi anunciada para a região dos terminais da Bunge, Bianchini e Terminal Marítimo Luiz Fogliatto (Termasa) e do Terminal Graneleiro (Tergrasa), trecho em que empresas operam e movimentam grãos no complexo portuário.
“Constatamos a presença de grandes quantidades de detritos e sedimentos das mais variadas espécies, carregados pela corrente das águas, através da hidrovia até o canal, curso natural do lago Guaíba para o mar. Isto proporcionou um assoreamento do canal externo em uma taxa extraordinária, evidenciando a gravidade das enchentes aqui vividas”, afirmou a Portos RS, em comunicado oficial.
Dragagem
No ano passado, a Portos RS assinou o contrato para as obras referentes à segunda etapa da dragagem de manutenção do canal de acesso ao porto do Rio Grande. O vínculo foi firmado com a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, que foi a vencedora da licitação.
Os trabalhos tiveram início em novembro e foram concluídos em fevereiro deste ano.
De acordo com a Portos RS, somente neste ano, foram retirados 3,5 milhões de metros cúbicos, o que possibilitou um calado de 14,2 metros.
Para a realização da obra, divida em duas etapas, a Portos RS realizou um investimento de mais de R$ 105 milhões com a utilização de verbas próprias.