A possibilidade de abastecer sem atracação é uma alternativa logística mais eficiente, pois permite que o fornecimento de combustível não interfira nas operações de carga e descarga nos terminais, otimizando o tempo de espera no porto. Foto: Divulgação
Região Sudeste
RJ terá operação de abastecimento em área de fundeio
Em nova parceria, Bunker One e Acelen lançam operação em Sepetiba
A Bunker One e a Acelen iniciam neste mês a segunda operação de abastecimento em área de fundeio externo no Brasil, ampliando a parceria estratégica iniciada em setembro passado na região da Baía de São Marcos (MA), próximo ao Porto do Itaqui.
Ainda em agosto, embarcações poderão abastecer no fundeio externo de Sepetiba (RJ), um movimentado corredor estratégico para a maioria das rotas marítimas que passam pelo Atlântico Sul, localizado entre os portos do Rio de Janeiro e de Santos. A expectativa é de fornecimento de 20 mil toneladas de bunker por mês em Sepetiba.
Além de graneleiros e grandes cargueiros, o segmento de óleo e gás deve ser um dos beneficiados por esse novo serviço, já que alguns dos principais campos de petróleo da Bacia de Santos são próximos a Sepetiba.
A possibilidade de abastecer sem atracação é uma alternativa logística mais eficiente, pois permite que o fornecimento de combustível não interfira nas operações de carga e descarga nos terminais, otimizando o tempo de espera no porto.
As embarcações também poderão optar pelo chamado Bunker Only Call, quando o navio se direciona àquela localidade apenas para abastecer. Essa possibilidade permite que as operações de bunkering ocorram com mais agilidade, evitando a entrada no porto e reduzindo custos de atracação e taxas portuárias. A opção é especialmente recomendada à cadeia logística offshore, que ganhará mais tempo em suas atividades.
“A costa leste da América do Sul, onde está Sepetiba, é uma área de muita atividade, e a nova operação proporcionará mais alternativas aos nossos clientes que transitam pela região. A nossa parceria com a Acelen continuará a se fortalecer, apoiando o crescimento da indústria de bunkering no Brasil”, afirma Flavio Ribeiro, CEO da Bunker One Brasil.
Para a Acelen, a ampliação dessa parceria comprova o sucesso da operação. “O bunker oil é um importante produto do nosso portfólio, o qual atende a todas as regulamentações internacionais e nacionais, como a IMO 2020, que limitou o teor de enxofre nos combustíveis marítimos a 0,5% em massa”, ressalta o vice-presidente Comercial, Trading e Shipping da Acelen, Cristiano da Costa.
A operação em Sepetiba reforça a parceria entre Bunker One e Acelen, confirmando o êxito do modelo de fornecimento de bunker por meio de navios-tanque e a aceitação desse tipo de abastecimento pelo mercado.
Com o recente anúncio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que vai alterar a Resolução 903 para incluir a comercialização de biodiesel marítimo até 24%, as duas empresas também se preparam para disponibilizar uma mistura com biocombustíveis em um futuro próximo.
A Bunker One é líder na comercialização de combustíveis marítimos e a Acelen é a maior refinaria produtora desse tipo de combustível no país.