O documento foi assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates.
Região Nordeste
RN e Petrobras assinam pré-acordo para projeto de eólica offshore
Estatal irá disponibilizar estudos sobre os possíveis impactos ambientais e sociais decorrentes da instalação do projeto
O Governo do Rio Grande do Norte assinou na segunda-feira (29) um memorando de entendimento com a Petrobras para a instalação de um projeto piloto para usina de geração de energia em alto-mar (offshore). O documento foi assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates.
O memorando prevê que o Rio Grande do Norte promova ações como o alinhamento do projeto com programas e políticas estaduais; apoio aos processos necessários para estudos e pesquisa para o desenvolvimento e implantação de projeto; e iniciativas para melhoria da região onde o projeto piloto será implementado.
Já a Petrobras irá disponibilizar estudos sobre os possíveis impactos ambientais e sociais decorrentes da instalação do projeto, atuando em sinergia para a viabilização do projeto piloto.
“A Petrobras vem estabelecendo parcerias com instituições e empresas, visando a aquisição de conhecimento e capacitação no segmento de eólicas offshore, no sentido de avaliar futuros projetos e oportunidades neste segmento. O Rio Grande do Norte tem uma vocação natural, um regime de ventos excelente para projetos de eólica offshore e acreditamos que essa vocação do Estado deve ser aproveitada”, disse Jean Paul Prates.
“Já fomos o maior produtor de petróleo em terra. Somos atualmente o maior produtor de energia renovável em terra e agora este protagonismo agirá em função da produção de energia renovável offshore”, declarou Fátima Bezerra.