Cristiano Klinger afirmou que a melhoria da logística do estado e a plena capacidade de operação dos portos são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico. Foto: Fabrício Santos/Selt
Região Sul
RS aposta em dragagem de hidrovias para recuperar logística portuária
Governo Estadual, Portos RS e Funrigs detalham metas e prazos para a revitalização de canais e portos
O Governo do Rio Grande do Sul e a Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do estado, apresentaram neste mês de dezembro detalhes do Programa Estratégico de Reconstrução, que foi viabilizado com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Foram destinados R$ 731,3 milhões para a dragagem de hidrovias gaúchas, com o objetivo de restaurar e ampliar a infraestrutura logística do estado. Trata-se do maior investimento da história do Rio Grande do Sul em infraestrutura para navegação.
Durante o evento, foram detalhados os principais componentes do programa, incluindo a dragagem do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande, com orçamento de R$ 436,9 milhões e prazo de 18 meses, e o levantamento batimétrico e dragagem dos canais artificiais da Lagoa dos Patos e Lago Guaíba, com orçamento de R$ 254,4 milhões e prazo de 24 meses. Além disso, estão previstos investimentos de R$ 15 milhões para a elaboração do projeto elétrico e adequação à NR-10 do Porto de Porto Alegre e de R$ 25 milhões para o restabelecimento das instalações de controle de acesso, ambos com prazo de 18 meses.
“É fundamental para a melhoria da logística do nosso estado e plena capacidade de operação dos portos, impulsionando o desenvolvimento econômico”, afirmou o diretor-presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.
Os recursos fazem parte de um pacote de investimentos do Governo Estadual na recuperação da infraestrutura após as enchentes ocorridas no mês de maio, que ocasionou um grande acúmulo de sedimentos nas hidrovias gaúchas gerando uma diminuição relevante no calado portuário e prejudicando o transporte de cargas e manobras de embarcações.
“Esse investimento histórico do Governo do Estado para as dragagens dos canais atingidos pelas enchentes reforça nosso compromisso com as hidrovias, tão fundamentais para o escoamento da produção e que garantem a manutenção das vias navegáveis do Rio Grande do Sul. Além disso, os aportes mostram o nosso compromisso com o trabalho de reconstrução, já que representam mais uma etapa efetiva para deixar o estado cada vez mais forte e ainda mais competitivo”, comentou o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.
No final de novembro, a Portos RS deu início à dragagem emergencial do Canal de Itapuã, trecho próximo a onde ocorreu dois acidentes por encalhe de navios que realizavam navegação pelo canal.
Outros processos
Após a conclusão da dragagem do Canal de Itapuã, outros processos de contratação estão em andamento, sendo eles: canais de Pedras Brancas, Leitão, Furadinho e São Gonçalo, para os quais levantamentos hidrográficos e dados sobre os volumes de sedimentos já estão disponíveis. Os demais canais sob a responsabilidade da Portos RS serão contemplados após a conclusão do levantamento batimétrico, que já está em fase de contratação.
“Além desse investimento, o Rio Grande do Sul também está em trâmites finais para a abertura de um edital, que prevê mais de R$ 47 milhões para a realização de batimetria em diferentes cursos hídricos do Estado. As informações provenientes desses estudos serão fundamentais não apenas para aprimorar os sistemas de alerta e contingência do Estado e garantir a navegação, mas principalmente para verificar se serão necessárias dragagens para a manutenção da fluidez dos recursos hídricos”, disse a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.
Criado pelo decreto 57.647/2024, o Funrigs tem como missão financiar iniciativas estratégicas para recuperação, modernização e desenvolvimento sustentável da infraestrutura estadual.