Em 2022, a Rumo descarregou em Santos, em média, mais de 1,2 mil vagões por dia, o que representa, hoje, 60% da capacidade total do portoCrédito: Divulgação/Rumo
Nacional
Rumo publica relatório de sustentabilidade com resultados positivos em 2022
Companhia destacou entrega de terminais e autorização de licenças ambientais para novas obras
A Rumo, empresa de logística e de malha ferroviária, publicou na última semana seu relatório anual de sustentabilidade. Entre os destaques estão o melhor resultado da história da companhia, passos para o processo de expansão, a entrega de dois terminais na Malha Central. Além disso, a Rumo recebeu as primeiras licenças ambientais para o início das obras dos primeiros quilômetros do projeto da ferrovia estadual do Mato Grosso.
Segundo dados da Rumo, em 2022 foram mais de 74,9 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil). No mês de julho foi registrado o recorde de 7 bilhões de TKU, mais de 1,8 milhão de toneladas em carregamentos no terminal de Rondonópolis (MT) e, no âmbito da Brado, foi alcançada a marca de mais de 100 mil contêineres movimentados no ano.
“Nosso compromisso é seguir atuando com base em processos pautados em três importantes pilares: confiança, transparência e proximidade com nossos clientes. Tudo isso tem nos levado a essa excelência nos resultados e ajudado no sucesso de nossa contribuição para o desenvolvimento da logística no Brasil”, afirmou João Alberto Abreu, presidente da Rumo.
No ano passado, o Conselho de Administração da empresa aprovou o início das obras da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso com a construção de um viaduto ferroviário, no local onde está projetado o km 8 da nova ferrovia.
A primeira fase das obras, programada em módulos, prevê 211 quilômetros até Campo Verde, onde haverá um primeiro terminal. Os custos estimados para este trecho estão entre R$ 4,5 bilhões e R$ 5 bilhões, em valores nominais. A capacidade instalada nesse trecho entre Rondonópolis e Campo Verde ficará entre 32 milhões e 35 milhões de toneladas por ano e o início das operações está previsto para 2026.
O projeto prevê mais de 700 quilômetros de extensão ferroviária, passando por 16 municípios.
Novos terminais
Dois terminais da Rumo foram inaugurados na Malha Central (Ferrovia Norte-Sul). Em junho passado, o fruto de uma parceria com a Usina Coruripe resultou na inauguração do terminal rodoferroviário Comendador Ruben Montenegro Wanderley, em Iturama (MG). A unidade de transbordo rodoferroviário tem capacidade para movimentar 2,5 milhões de toneladas de açúcar de exportação (VHP) por ano.
Em agosto, passou a funcionar em Rio Verde (GO) um terminal ferroviário de transbordo e uma misturadora de fertilizantes, projeto em parceria com a joint venture Andali SA. A infraestrutura tornou possível a movimentação de fertilizantes a partir do Porto de Santos (SP) até Goiás. A capacidade total de recebimento é de até 1,5 milhões de toneladas por ano.
Em 2022, a Rumo descarregou em Santos, em média, mais de 1,2 mil vagões por dia. Isso representa, hoje, 60% da capacidade total do porto. A meta da empresa é chegar a 1,7 mil vagões por dia até 2025. Nos últimos 12 anos, a média de investimento em Santos foi de quase R$ 40 milhões por ano.