As expectativas de exportações da soja da safra 2022/23 foram atualizadas para 96,4 milhões de toneladas (Claudio Neves/Portos do Paraná)
Região Sul
Safra de grãos 2022/23 é estimada em 313 milhões de toneladas
Levantamento da Conab indica um aumento de 42 milhões de toneladas sobre o ciclo anterior
A próxima safra de grãos é estimada em 313 milhões de toneladas, quase 42 milhões de toneladas a mais sobre o último ciclo (+15,5%). É o que aponta o 2º Levantamento de Grãos da Safra 2022/23, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quarta-feira (9).
Segundo a Conab, o aumento reflete uma estimativa de elevação na área plantada da soja. No geral, a área semeada no País deverá chegar a 76,8 milhões de hectares, ante aos 74,5 milhões cultivados em 2021/22.
“Esse acréscimo é explicado, entre outros fatores, pelo avanço em importantes estados produtores da agricultura em áreas de pastagens degradadas, ou ainda, da opção pela oleaginosa em detrimento a outras culturas devido à melhor rentabilidade”, afirmou o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.
De acordo com o levantamento, a projeção é que cerca de 43,2 milhões de hectares em todo País sejam destinados para a semeadura da soja. Com uma produtividade esperada em 3.551 kg por hectare, a estimativa é que a produção fique em torno de 153,5 milhões de toneladas.
O plantio da safra 2022/23 da oleaginosa alcança 57,5% da área prevista após um início lento por conta das precipitações localizadas em alguns estados. Em Mato Grosso, principal estado produtor do grão, os trabalhos se aproximam do fim e as lavouras apresentam bom desenvolvimento, apesar da irregularidade das chuvas. Em Goiás, Minas Gerais e no Matopiba, o plantio segue em ritmo mais lento ao da safra passada devido às condições climáticas registradas em outubro. Em Mato Grosso do Sul, esta é considerada uma das safras com melhor desenvolvimento das lavouras dos últimos anos.
No Rio Grande do Sul, o início da semeadura segue em percentual abaixo daquele registrado no mesmo período do último ciclo; enquanto isso, no Paraná e Santa Catarina, as baixas temperaturas e o excesso de chuvas comprometem o desenvolvimento inicial da cultura em diversas regiões.
Exportações
Para a safra 2022/23 de soja, não houve alterações significativas em relação ao estimado no mês anterior. Em razão do aumento de área e produção, as estimativas de perdas e sementes aumentaram 27 mil toneladas (0,7%) e as expectativas de exportações foram atualizadas para 96,4 milhões de toneladas. Houve, entretanto, redução dos estoques finais para a safra 2022/23 em consequência dos menores estoques esperados para a safra 2021/22.