sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A safra de milho elevou os embarques do produto pelo Porto de Santos em 29,6% no mês de outubro, totalizando, segundo a Autoridade Portuária, 3,2 milhões de toneladasCrédito: Divulgação/APS

Região Sudeste

Safra do milho ajuda Porto do Santos a quebrar recorde de movimentações no ano

Atualizado em: 30 de novembro de 2023 às 9:30
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

De janeiro a outubro, cais movimentou 142 milhões de toneladas, 2,7% a mais do que o mesmo período de 2022

Os bons resultados da safra de milho ajudaram a bater o recorde de movimentação de cargas no Porto de Santos (SP), segundo informou a Autoridade Portuária de Santos (APS). No período de janeiro a outubro deste ano, o cais santista movimentou 142 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

A safra de milho elevou os embarques do produto pelo Porto de Santos em 29,6% no mês de outubro, totalizando, segundo a APS, 3,2 milhões de toneladas. Com isso, o acumulado do ano subiu para 14,8 milhões de toneladas, representando um aumento de 34,5%.

De acordo com o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, os resultados poderiam ter alcançado números maiores devido ao clima.

“Outubro foi um mês com muita chuva, o que não favorece o embarque de grãos. Ainda assim, foi o melhor resultado da história no embarque de granéis sólidos vegetais, o que demonstra a capacidade de recuperação e de produtividade do Porto de Santos”, comentou.

O embarque de granéis vegetais, tais como milho, açúcar e soja, dentre outros, alcançou a marca de 7,1 milhões de toneladas em outubro. É um tipo de carga que tem sido impactada pelo período chuvoso no litoral de São Paulo durante todo o mês. Nos períodos em que o tempo firme tem sido providenciado, há um esforço conjunto para acelerar os embarques e liberação dos navios carregados nos terminais e a organização dos comboios de entrada e saída de navios do canal do porto.

O total de cargas em outubro somou 14,3 milhões de toneladas, apresentando leve redução de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim, se mantém como a segunda melhor marca entre os meses de outubro. Os embarques totalizaram 10,7 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 2,7%, e as descargas atingiram 3,5 milhões de toneladas, queda de 10%.

A carga conteinerizada somou no mês de outubro 439.743 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), enquanto que o acumulado do ano é de 3,9 milhões de TEU, reduções de 2,6% e 6,9%, respectivamente, segundo a APS.

Os granéis sólidos somaram no acumulado do ano 77,5 milhões de toneladas, registrando um aumento de 10,5% sobre o mesmo período de 2022 e melhor marca para o período. Ganharam destaque nesse segmento a soja, com 37,5%; o açúcar, com 19,7%; o milho, com 19,1%; a soja peletizada, com 9,9%; e o adubo, com 8,2%.

Os líquidos a granel atingiram no acumulado de janeiro a outubro 15,9 milhões de toneladas, queda de 0,5% em relação ao acumulado nesse mesmo período do ano passado.

Na composição dos líquidos a granel destacam-se: óleo diesel e gasóleo, com 22,5%; óleo combustível, com 19.9%; outras mercadorias, com 15,6%; sucos cítricos, com 14,5%; soda cáustica, com 6,9%; gasolina, com 6,8%; e álcool, com 6,3%.

As atracações de navios no ano somam 4.496 nos dez primeiros meses de 2023, crescimento de 3,8%.

Corrente comercial

A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira foi de 28,4%. Com relação às transações comerciais nacionais com o exterior por meio do Porto de Santos, 30,4% tiveram a China como parceiro. O estado de São Paulo apresenta a maior participação nas transações comerciais com o exterior por meio do complexo portuário santista (54,6%).

 

Compartilhe:
TAGS Autoridade Portuária de Santos PORTO DE SANTOS Porto do Santos Safra do milho