Salgado Filho retornará a operar de forma parcial, com cerca de 50 voos diários, o que representa média de 350 operações aéreas por semana. Foto: Divulgação/Fraport
Região Sul
Salgado Filho deve retomar operação de voos internacionais em dezembro
Data coincide com o mês em que está esperado que o aeroporto passe a operar com 100% da sua capacidade
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, deverá retomar as operações de voos internacionais a partir do dia 16 de dezembro. A informação foi divulgada pela concessionária Fraport, que administra o terminal gaúcho.
A data de dezembro coincide com o mês em que o aeroporto deva operar com 100% da sua capacidade, incluindo a conclusão das obras na pista do aeroporto, que ficou debaixo d’água após as enchentes em Porto Alegre em maio.
A Fraport fez o comunicado, também, para as companhias aéreas.
“A informação é necessária para que as companhias possam realizar o planejamento de suas malhas aéreas e rotas com a devida antecedência. Conforme o cronograma de obras e intervenções para a recuperação do aeroporto, em dezembro está prevista a liberação completa da pista de pousos e decolagens, pátio de aeronaves e taxiways, além da infraestrutura necessária para operação de voos internacionais”, escreveu a concessionária.
Ainda segundo a Fraport, a data de 16 de dezembro pode ser tanto antecipada como prorrogada, em razão de fatores externos, tais como condições climáticas.
“Da mesma forma que na previsão de retomada para os voos domésticos, em outubro, a data exata ainda pode ser antecipada ou prorrogada. Reforçamos que a comercialização de passagens aéreas ocorrerá após a liberação por parte dos órgãos competentes e conforme decisão de cada companhia aérea”, afirmou a empresa.
Retomada parcial
Conforme previsão da concessionária e do Ministério de Portos e Aeroportos, a operação parcial do aeroporto internacional está programada para começar em outubro, com 50 voos diários, funcionando das 10h às 22h, todos os dias.
Nesta semana, a concessionária confirmou o dia 21 de outubro para retomada de embarques e desembarques no Salgado Filho.
No dia 15 de julho, o aeroporto reabriu para serviços de embarque e desembarque de passageiros, e despacho de bagagens. Anteriormente, o serviço estava acontecendo no Shopping Canoas, na cidade da região metropolitana de Porto Alegre.
O aeroporto está fechado desde o dia 3 de maio para pousos e decolagens de aeronaves.
Reconstrução
A Fraport divulgou uma atualização no processo de recuperação da pista do Salgado Filho. Segundo a empresa, a partir do estudo de avaliação, a recuperação da pista será feita em três fases, sendo que a primeira (limpeza e avaliação de danos), já foi concluída.
A fase 2, que atualmente se encontra em execução, foca na recuperação das áreas afetadas, como o trabalho de fresagem da pista de pouso e decolagem. Essa etapa teve início no final da primeira quinzena de julho e será executada até o início das operações no aeroporto.
A terceira e última etapa será concentrada nas áreas em que não há movimentação de aviões, logo, apesar de ser iniciada no decorrer de outubro, não afetará as operações aéreas.