quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Em razão das condições climáticas, principalmente durante os períodos chuvosos, a etapa de pavimentação da primeira parte da pista do Salgado Filho será finalizada nesta semana (Foto: Divulgação/Fraport)

Região Sul

Salgado Filho entra na reta final de recuperação e reabrirá parcialmente

Atualizado em: 8 de outubro de 2024 às 8:59
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Fraport anuncia conclusão de 85% das obras. Terminal voltará a operar com 50 voos diários após meses de interrupção

A Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), atualizou as etapas de recuperação do terminal. Segundo a empresa, até o momento, já foram realizados cerca de 85% dos trabalhos previstos no cronograma de intervenções.

Em razão das condições climáticas, principalmente durante os períodos chuvosos, a etapa de pavimentação da primeira parte da pista será finalizada nesta semana. Na sequência, segundo a Fraport, os trabalhos serão direcionados para a implantação da sinalização horizontal necessária para a retomada da operação de pousos e decolagens, no trecho de 1.730m da pista que estará em funcionamento a partir de 21 deste mês.

A concessionária informou que os equipamentos do sistema de iluminação e balizamento de aeronaves que serão utilizados na retomada parcial do terminal foram recuperados pela equipe de manutenção. Agora, eles estão sendo reinstalados para execução de testes que seguirão ocorrendo nos próximos dias. As obras nas taxiways F e D foram concluídas, assim como as intervenções previstas na taxilane e taxiway M4.

Na próxima semana, segundo comunicado da Fraport, a aeronave GEIV, da Força Aérea Brasileira (FAB), fará voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem. Esta atividade faz parte do processo de homologação da pista de pouso e decolagem para certificar e autorizar sua operação.

“Estamos cumprindo o cronograma proposto até o momento. Temos certeza de que a reabertura do nosso aeroporto será de suma importância para acelerar, principalmente, a economia do nosso estado. Ainda temos muito trabalho até o dia 21”, disse Cassio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção da concessionária.

A retomada da operação parcial do terminal terá capacidade de receber 50 voos diários.

As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e já estão com as vendas de bilhetes abertas. Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O Salgado Filho, que responde por mais de 90% do tráfego aéreo no Rio Grande do Sul, permaneceu totalmente fechado desde 3 de maio, quando as inundações atingiram as pistas de pouso e decolagem e o terminal de passageiros. As operações de embarque e desembarque foram retomadas em meados de julho, embora os aviões ainda estejam utilizando a Base Aérea de Canoas, localizada a cerca de dez quilômetros de distância, para pousos e decolagens.

A Fraport divulgou que a terceira e última fase das obras para recuperação total do aeroporto está prevista para ser finalizada em 16 de dezembro, com a entrega dos 3.200 m da pista de pousos e decolagens, recuperação completa dos sistemas de energia e infraestrutura do aeroporto. As viagens internacionais estão previstas para retornar na mesma data.

Lula na reabertura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá estar presente para a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, no Rio Grande do Sul. A informação é do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, revelada na segunda-feira (7).

Padilha conversou com a imprensa após ter participado da reunião de coordenação junto ao presidente, em Brasília, um dia após o encerramento do primeiro turno das eleições municipais. Os principais ministros do atual governo também estiveram presentes.

“O presidente vai continuar fazendo viagens aos estados, que significa o acompanhamento de entregas importantes do Governo”, disse Padilha.

A retomada parcial do terminal internacional de Porto Alegre também terá a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além de parlamentares e lideranças do Rio Grande do Sul.

Compartilhe:
TAGS Aeroporto Salgado Filho fraport Porto Alegre Rio Grande do Sul