O Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV) afere e inspeciona os equipamentos de auxílio à operação aérea (Foto: Divulgação/FAB)
Região Sul
Aeroporto Salgado Filho reabre em 18 de outubro, com presença de Lula
Testes de segurança estão sendo feitos para receber pouso de “reinauguração”
A Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, realiza nesta semana testes de segurança em conjunto com equipes da Força Aérea Brasileira (FAB). Os trabalhos se iniciaram no último dia 7 de outubro e seguem até dia 11 (sexta-feira). A previsão é que o equipamento reabra em 18 de outubro, com um pouso de “reinauguração” de um avião da Força Aérea Brasileira que deve trazer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a celebração.
Para isso, foi utilizado a aeronave GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), da FAB, que realizou voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem.
“Esta atividade faz parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista de pouso e decolagem, resultado dos danos causados pela enchente de maio de 2024”, comunicou a Fraport.
Segundo a concessionária, o GEIV fará a verificação dos PAPIs (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) das cabeceiras recuadas, 11 e 29, e do Localizer/DME da cabeceira 11. Após essa atividade, os registros dos equipamentos são analisados para que o um documento de homologação seja emitido.
O Papi é um equipamento que auxilia o piloto, pois fornece orientação visual da inclinação de descida para aproximações sem precisão. Já o Localizer é um sistema de orientação horizontal no sistema de pouso por instrumentos. Em Porto Alegre, ele está junto ao DME, que provê informações de distância.
O Salgado Filho, que responde por mais de 90% do tráfego aéreo no Rio Grande do Sul, permaneceu totalmente fechado desde 3 de maio, quando as inundações atingiram as pistas de pouso e decolagem e o terminal de passageiros. As operações de embarque e desembarque foram retomadas em meados de julho, embora os aviões ainda estejam utilizando a Base Aérea de Canoas, localizada a cerca de dez quilômetros de distância, para pousos e decolagens.
As operações, em forma parcial, para pousos e decolagens será retomada no dia 21 deste mês. Segundo divulgado pela concessionária e pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o terminal terá capacidade de receber 50 voos diários.