Passageiros são transportados por ônibus das companhias até a Base Aérea de Canoas. Foto: Divulgação
Região Sul
Salgado Filho reabre parcialmente para embarque e desembarque
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, classificou como importante passo para reabertura do terminal gaúcho
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), reabriu de forma parcial na segunda-feira, 15 de julho, para os serviços de embarque e desembarque de passageiros, e despacho de bagagens. O aeroporto está fechado para pousos e decolagens desde o dia 3 de maio.
O processamento e o controle de segurança serão feitos nos pisos 2 e 3 do terminal, áreas que não foram impactadas pelas enchentes que atingiram o estado em maio. Anteriormente, o embarque e desembarque de passageiros estava acontecendo no Shopping Canoas, na cidade da região metropolitana de Porto Alegre.
O serviço de check-in e o embarque de passageiros serão feitos por meio de uma área adaptada no terminal internacional, uma vez que o espaço doméstico está passando por reformas.
A Fraport, concessionária que administra o terminal, posicionou sinalizações como uma forma de instruir os passageiros para os locais de embarque.
Mesmo com a retomada parcial das operações, pousos e decolagens seguem ocorrendo na Base Aérea de Canoas. Os passageiros são direcionados para a unidade militar através de ônibus disponibilizados pelas companhias aéreas, um trajeto de aproximadamente 15 minutos.
Segundo a Fraport, o horário de funcionamento do terminal é das 6h às 21h. É indicado que os passageiros se apresentem, no aeroporto, com três horas de antecedência em relação ao horário do voo. O processo de embarque se encerrará uma hora e meia antes do voo.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, trata-se de um passo importante para a retomada das operações do Salgado Filho.
“Essa semana marca um novo começo para o aeroporto Salgado Filho. Retomamos as operações de embarque e desembarque de passageiros, garantindo mais segurança e agilidade aos usuários. Seguimos firmes, trabalhando pela reconstrução do estado e pela reabertura do Salgado Filho”, escreveu o ministro em sua rede social.