domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O escritório conta com uma equipe de mais de 40 profissionais, duas sedes em Santos e segue com a filial em Brasília e atuação nacionalCrédito: Divulgação

Nacional

Sammarco Advogados anuncia união com Esteves Sá

17 de julho de 2023 às 8:36
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Referência no setor portuário, escritório se expande e passa oferecer atendimento voltado à esfera trabalhista

A equipe do escritório de advocacia Esteves Sá se uniu aos profissionais do Sammarco Advogados, referência no setor de infraestrutura. Com a sociedade, o Sammarco, que há mais de 50 anos trabalha com Direito Marítimo, Portuário e Regulatório, expande sua área de atuação e passa a contar com a expertise da Esteves Sá na esfera trabalhista.

O anúncio da expansão das atividades aconteceu no último mês de maio. Agora, o escritório conta com uma equipe de mais de 40 profissionais, duas sedes em Santos, no Litoral de São Paulo, e segue com a filial em Brasília e atuação nacional.

O sócio Marcelo Sammarco explica que, antes do anúncio da integração, as duas empresas já trabalhavam juntas, em parcerias pontuais, há mais de um ano. Durante esse tempo, ele e agora sócia Bruna Esteves Sá, notaram que a forma de atuar de ambos era muito parecida, o que trazia agilidade ao andamento dos trabalhos e simbiose às estratégias utilizadas por eles, cada um na sua área.

“Atuamos de forma muito semelhante na advocacia, no relacionamento com o mercado e com os clientes”, ressalta Sammarco. “Compartilhamos uma mesma filosofia profissional e, em vários casos, os mesmos clientes. Isso facilitou muito essa união”, destacou Bruna.

Além disso, Marcelo Sammarco destaca que a história da fundação dos dois escritórios tem muitos pontos em comum e décadas de tradição. O Sammarco Advogados foi fundado em 1969 por Osvaldo Sammarco, pai de Marcelo, e desde então atua nas áreas do Direito relacionadas aos transportes marítimos, aéreo, rodoviário e ferroviário, além de Direito Portuário, Aduaneiro, Contencioso Estratégico, Regulatório, Mediação e Arbitragem. O escritório Esteves Sá foi fundado em 1977 por Ademir Esteves Sá, pai de Bruna, com foco em atendimento para as áreas consultiva e contenciosa trabalhista.

“De tempos em tempos, recebíamos solicitações de alguns clientes para atendimento na área trabalhista (dentro do segmento de infraestrutura), mas não era uma área que nos sentíamos confortáveis. Então acionávamos a Bruna e essa parceria fluiu tão bem que decidimos pela sociedade”, avalia Marcelo.

Desta forma, um escritório complementa o outro e o Sammarco, nesta nova fase, passa a atender o setor de infraestrutura de forma mais ampla, agora com um “braço” para as causas trabalhistas dentro dos segmentos, que têm legislações específicas. “Passamos a oferecer um serviço ainda mais completo a nossos clientes e ao mercado. Agora, cobrimos uma área do Direito ainda maior”, comentou Bruna Esteves Sá. 

No portuário, por exemplo, as regras de contratação de trabalhadores operacionais são diferentes quando se trata de arrendamento ou TUP (Terminal de Uso Privado). Há, ainda, questões referentes à regulação, à legislação aduaneira. “Tudo isso impacta diretamente a viabilidade do negócio”, diz Marcelo.

Para o setor ferroviário, a legislação trabalhista é ainda mais peculiar, porém é uma área que Bruna Esteves Sá domina. “Isso reforça o quanto essa união acaba fortalecendo os dois escritórios. Integrados, oferecemos um serviço mais amplo a nossos clientes”, explicou Bruna. “Quando um cliente demanda de serviço jurídico no âmbito regulatório e também trabalhista, ele pode optar por duas bancas, mas a velocidade da resposta não é a mesma quando os dois prestadores não estão atuando de forma totalmente integrada”, analisa Marcelo ao falar sobre as vantagens da sociedade.

Ampliação da equipe

Em nova configuração, o escritório passa agora por um momento de integração das equipes. A sede original da Esteves Sá segue ativa no Centro de Santos, mas há planos de que todos os profissionais se concentrem no escritório Sammarco Advogados, no Praiamar Corporate, no bairro da Aparecida.

Marcelo e Bruna também estão em busca de novos advogados para aumentar o time, mas os dois apontam que, por ser um nicho muito específico, estão com dificuldades para contratar.

“Especialização é importante, mas falta um tipo de profissional que atenda às expectativas do cliente e as nossas, de forma adequada. Não queremos alguém pronto, mas alguém que tenha potencial, raciocínio lógico jurídico e vontade de aprender”, avalia Bruna.

Marcelo Sammarco ressalta que os clientes do segmento são exigentes e essa postura acaba sendo transferida para os prestadores de serviço. Além disso, ele diz que o advogado ou advogada que optar por atender o setor de infraestrutura precisa ser proativo, já que ele é dinâmico e existe necessidade de se atualizar frequentemente, mas é uma área promissora e com boas oportunidades para a carreira em Direito.

Compartilhe:
TAGS Esteves Sá Sammarco Advogados setor de infraestrutura setor portuário