HUB
Santa Catarina registra aumento na movimentação de passageiros internacionais
SC em alta I
O movimento de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina dobrou no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. O estado atingiu 437,2 mil passageiros, consolidando-se como o terceiro maior mercado internacional do Brasil. O Aeroporto de Florianópolis foi responsável pela maior parte desse fluxo, com 429,8 mil passageiros, seguido por Navegantes com 7,3 mil.
SC em alta II
No mercado doméstico, houve um aumento de 2,8% no número de passageiros, somando 3,4 milhões nos aeroportos catarinenses. Florianópolis liderou com 1,7 milhão de passageiros, seguido por Navegantes, Chapecó, Joinville, Jaguaruna, e Correia Pinto. O transporte de cargas domésticas também registrou crescimento, com aumento de 24,5% e um total de 7,1 mil toneladas movimentadas.
Em baixa I
O nível do Rio Madeira em Porto Velho (RO) caiu 35 centímetros nos últimos sete dias, atingindo 2,56 metros, o menor valor registrado para o período. A queda é atribuída a chuvas abaixo da média entre novembro do ano passado e abril deste ano. No mesmo período de 2023, o nível estava em 4,56 metros. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico declarou situação de escassez hídrica nos rios Madeira e Purus, intensificando o monitoramento e propondo ações preventivas.
Em baixa II
A Bacia do Rio Madeira, com 1,42 milhão de quilômetros quadrados, se estende por Brasil, Peru, e Bolívia. O período chuvoso vai de novembro a abril, e o seco de maio a outubro. O rio abriga as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, responsáveis por 6,7% da energia do Sistema Interligado Nacional. Além de ser uma importante hidrovia, transportando mais de 6,5 milhões de toneladas em 2022, o Rio Madeira abastece Porto Velho e outras comunidades, servindo cerca de 460 mil habitantes.
Entrevista
A Autoridade Portuária de Santos (SP) informa que o presidente da empresa, Anderson Pomini, irá conceder uma entrevista coletiva nesta quinta-feira, dia 1º. Ele promete falar sobre o andamento de diversas obras, em especial, as da região da Alemoa. Também vai abordar o sistema de monitoramento de navios (VTMIS) e o cronograma da obra do túnel Santos-Guarujá.