sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Com as obras de pavimentação e sinalização na pista com 1.300 metros de comprimento, o aeroporto de Dionísio Cerqueira será capaz de receber voos diurnos de aviação geral (Foto: Roberto Zacarias/Secom)

Região Sul

SC renova convênio de gestão de três aeroportos municipais

Atualizado em: 3 de junho de 2024 às 3:46
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

A delegação original dos aeroportos é da Secretaria de Aviação Civil (SAC), permitindo ao Estado a subdelegação aos municípios

O Governo do Estado de Santa Catarina renovou a subdelegação de três aeroportos municipais por mais cinco anos. Atendendo às solicitações dos municípios, os aeroportos de São Miguel do Oeste, Curitibanos e Dionísio Cerqueira continuarão sob gestão local, conforme informado pela Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e publicado no Diário Oficial do Estado.

“A subdelegação dos aeroportos aos municípios permite uma gestão local mais próxima com as necessidades para quem usa este importante equipamento de infraestrutura. Isso não impede que o Estado siga fazendo investimentos, o que tem sido uma marca do governador Jorginho Mello”, lembra o secretário da Spaf, Beto Martins.

Desde a criação da SPAF em 2023, o governo estadual tem se empenhado em garantir a operacionalidade dos aeroportos catarinenses. A delegação original dos aeroportos é da Secretaria de Aviação Civil (SAC), permitindo ao Estado a subdelegação aos municípios.

O Aeroporto de Dionísio Cerqueira está próximo de reabrir após receber melhorias na pavimentação e sinalização. Com uma pista de 1.300 metros de comprimento e 18 metros de largura, o aeroporto estará apto para operações diurnas de aviação geral, incluindo voos executivos, de saúde e segurança.

O Aeroporto Hélio Wasun, em São Miguel do Oeste, possui uma pista de 1.260 metros de comprimento e 18 metros de largura, e pode receber operações diurnas e noturnas de aviação geral. O governo estadual deve anunciar em breve recursos para obras de revitalização, que serão realizadas em parceria com o município.

O Aeroporto Lauro Antonio da Costa, em Curitibanos, conta com uma pista de 1.400 metros de comprimento e 30 metros de largura, sendo capaz de receber operações diurnas e noturnas de aviação geral.

Compartilhe:
TAGS