Da esquerda para a direita: o prefeito Rogério Santos, os presidentes da Fips, João Almeida, e da APS, Anderson Pomini, e o sócio-proprietário da Marimex, Antônio Carlos FonsecaCrédito: Cássio Lyra/BE News
Região Sudeste
Santos: APS e Marimex assinam acordo por transferência da empresa
No local onde a companhia está instalada haverá uma pera ferroviária, a ser construída pela Fips
A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a operadora portuária e logística Marimex definiram na quinta-feira, dia 10, a transferência do terminal da empresa da região de Outeirinhos para a área do Terminal do Valongo (Teval), com mais de 100 mil m2. Com a definição do novo espaço para a empresa, a partir da assinatura de um contrato de liberação de área, abre caminho para a implementação de uma pera ferroviária na margem direita do cais santista, que será construído pela cessionária responsável pela gestão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). Ao término da construção dos novos trilhos, o ganho logístico no Porto de Santos terá o aumento de 20 milhões de toneladas.
Conforme explicado pelo diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, a discussão para a transferência do terminal da Marimex se estendeu por quase dez anos, chegando a envolver, inclusive, uma disputa judicial entre a companhia e o Governo Federal.
A judicialização havia chegado ao Tribunal de Contas da União e ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O imbróglio impedia diretamente a construção da pera ferroviária, classificada como necessária para ampliar a capacidade do Porto de Santos.
Desde a chegada da atual gestão no Porto de Santos, no início deste ano, Pomini revelou que houve diversas reuniões entre a APS, a empresa e a Fips para que pudesse haver uma celeridade no processo e, enfim, chegar a um acordo.
“No passado, tentaram fazer uma imposição para que a empresa se retirasse do local. Na nossa visão, isso foi mal conduzido. Sendo que se o diálogo tivesse sido prestigiado à época, certamente já teria sido resolvido. E foi isso o que fizemos”, explicou Pomini.
Com o novo acordo, a Marimex fará a transferência de suas operações portuárias para o Teval dentro do prazo de 30 meses. De acordo com o sócio-proprietário da empresa, Antonio Carlos Fonseca Cristiano, o próximo passo é a execução de um projeto executivo do novo terminal.
“Nós já tínhamos um projeto pronto, mas isso não andava. Com a diretoria anterior (da APS) não saia do lugar. Com essa diretoria, chegamos a um acordo. Vamos fazer um novo projeto, que estimo que em 90 dias esteja pronta, para submeter as autoridades de Brasília e aí começar a obra, com prazo estimado de 30 meses”, disse.
Fips
A transferência da Marimex vai resultar na implementação da chamada pera ferroviária, que trata-se de um pátio em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem.
“Na essência, hoje, os trens trazem os produtos e voltam vazios. No mundo temos a chamada pera, que permite que o trem chegue com produtos e retorne, por exemplo, com fertilizantes. O trem pode chegar com grãos, celulose, e retornar com fertilizantes. Essa é a logística perfeita. Não tínhamos esse escoamento de produtos principalmente à margem direita, que é a estrutura principal do Porto de Santos”, classificou Pomini, destacando o aumento previsto de 20 milhões de toneladas no Porto de Santos.
A construção da pera ferroviária será de responsabilidade da Fips, cessionária formada pela VLI, Rumo e MRS. A implementação do pátio contempla o contrato firmado com a APS, no qual serão investidos um total de R$ 891 milhões no prazo máximo de cinco anos.
Segundo João Almeida, diretor-presidente da Fips, as obras terão início em setembro. “O projeto executivo (da pera) já está em posse da Autoridade Portuária. Então, está em vias de ser liberado. O cronograma das obras é o seguinte: iniciar em 1° de setembro e a entrega está prevista para o primeiro trimestre de 2025”, disse.
Terminal de passageiros
Presente na solenidade, o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), comemorou a solução para o imbróglio, que promete, entre outros benefícios, impulsionar a transferência do terminal de passageiros, também na região de Outeirinhos, para o Valongo.
“Esse diálogo para achar uma solução para o desenvolvimento logístico do Porto, que atenda aos interesses da Cidade e que fortaleça a economia local, foi feito de uma forma positiva que nunca tínhamos tido na relação Porto-Cidade”.
A solenidade também teve a participação do secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, e de outras autoridades e representantes da Marimex, APS e Prefeitura.