Além de anunciar a antecipação de investimentos, a diretoria da Santos Brasil reforçou os compromissos da empresa com a agenda ESG e os aportes voltados para a tecnologiaCrédito: Divulgação/Santos Brasil
Nacional
Santos Brasil anuncia antecipação de investimentos em seus terminais
Diretores da companhia expuseram diretrizes e projeções durante evento em São Paulo
A operadora logística e portuária Santos Brasil promoveu na terça-feira (28), em São Paulo, o ‘Santos Brasil Day’, evento em que os diretores expuseram as diretrizes e estratégias da companhia para acionistas e investidores. Segundo anunciou o diretor-presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, a empresa vai antecipar investimentos para seus cinco terminais no ano que vem. Além disso, a empresa reforçou seus compromissos com a agenda ESG e os investimentos voltados para a tecnologia.
A iniciativa da companhia faz parte das ações de governança corporativa e de transparência com acionistas e o mercado.
Segundo o diretor-presidente, a Santos Brasil está antecipando para o ano que vem investimentos que estavam programados para 2025 e 2026. Somente nos terminais de contêineres (Tecon) de Santos (SP), Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), além do Terminal de Veículos (TEV) do Porto de Santos, a previsão é de investimentos de R$ 500 a R$ 600 milhões. Já o terminal de granéis líquidos no Porto de Itaqui (MA) tem previsão de investimentos de pouco mais de R$ 200 milhões.
“Vamos entrar em 2024 com capacidade, bons preços em todos ativos que operamos, todos orçamentos de investimentos à risca. A expectativa nossa é de conseguir equilibrar Capex, Opex, para conseguir fluxo de dividendos vigoroso, devolvendo para o acionista tudo o que ele investiu na Santos Brasil. Nossa expectativa é de entregar muito valor”, comentou.
O terminal de contêineres do Porto de Santos deverá fechar o ano com a movimentação de 2,4 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Para o ano que vem, a projeção é de aumentar essa capacidade em 200 mil TEU.
“Nossos terminais de contêineres, o TEV, o terminal de granéis líquidos, que vem recebendo uma demanda muito alta de combustíveis do agronegócio, vivem um bom momento e estão com uma boa perspectiva no futuro, tanto de médio quanto a longo prazo”, destacou Sepulveda.
ESG e tecnologia
Como parte da apresentação do diretor-presidente da Santos Brasil, a empresa tem focado nos temas de tecnologia em suas atividades e operações portuárias. Seguindo o cronograma, serão investidos um total de R$ 30 milhões nos próximos três anos em recursos tecnológicos.
Entre as atividades que estão sendo priorizadas pela empresa estão as operações com contêineres LCL, que transportam cargas de diversos embarcadores. Segundo Sepúlveda, esse tipo de contêiner possui maior valor agregado no mercado.
“Queremos diferenciar nossos serviços para conseguir vender a preços premium. Isso volta a nossa estratégia de buscar diferenciais e poder oferecer produtos em que os clientes enxerguem valor em ativos que sejam irrefutáveis”, analisou.
Recentemente, a Santos Brasil recebeu da China novos guindastes elétricos, que seguem a linha da sustentabilidade e descarbonização da companhia. A agenda ESG tem sido extremamente pontuada nas operações da companhia.
“Os nossos clientes armadores estão com planos muito agressivos para a descarbonização. A sociedade vem demandando isso do setor industrial, e a Santos Brasil não pode ficar ao largo disso”, comentou o diretor-presidente.
Vila do Conde
O diretor comercial da Santos Brasil, Ricardo Buteri, fez um destaque importante para os resultados do Tecon Vila do Conde. Uma das estratégias recentes da companhia que já apresentou resultados positivos em 2023 é o aumento da movimentação de cargas gerais no terminal paraense.
“Fizemos uma análise de mercado, o que acontece no Norte que podemos potencializar. Estávamos com um volume de contêineres estável para retraído, e a partir de dados vimos a oportunidade de poder operar outras cargas, sem prejudicar nossos números e a demanda de contêiner”, comentou.
Em 2021, a movimentação de carga geral em Vila do Conde foi de 6%. Neste ano, a expectativa é de saltar para 11%, com a projeção subindo para 21%. Enquanto isso, a movimentação de contêineres se manteve estável entre 80% a 85%.
A última apresentação foi Daniel Pedreira Dorea, diretor econômico-financeiro e de Relações com Investidores. Foram apresentados números relativos a investimentos, custos e despesas, algo de muito interesse para investidores e acionistas presentes.