Especial Santos Brasil
Santos Brasil celebra 25 anos com autorização para operar granéis líquidos em Itaqui
Companhia, que iniciou suas atividades em 1997, no Porto de Santos, opera dez terminais no País atualmente
A Santos Brasil celebra 25 anos de atividades no País com R$ 9 bilhões em investimentos aplicados e uma nova conquista, a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar o seu primeiro terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA). A autorização foi obtida em setembro.
A companhia, que já opera contêineres, veículos, carga geral e de projeto, e presta serviços de logística, expandiu sua margem de atuação para granéis líquidos em abril do ano passado, ao adquirir, em leilão, três áreas no Porto do Itaqui, no Maranhão, que é estratégico na distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste com potencial de crescimento ligado ao agronegócio.
A empresa arrematou, na Bolsa de Valores de São Paulo – B3, duas áreas brownfields, ou seja, com terminais em operação, e uma terceira greenfield, onde vai erguer o terceiro terminal (TGL 3), com início de operação previsto até 2026. Os investimentos para expansão da infraestrutura com o intuito de triplicar a capacidade nominal de granéis líquidos no Maranhão são estimados em R$ 600 milhões (incluindo R$ 157,3 milhões em outorgas).
Ao longo de duas décadas e meia, a Santos Brasil aplicou mais de R$ 9 bilhões no aumento da sua capacidade logística e portuária, em aquisições, expansões, modernização, tecnologia, capacitação e gestão de todas as unidades.
A companhia foi criada em 28 de novembro de 1997 para operar, na margem esquerda do Porto de Santos (SP), o Tecon Santos, que é considerado o maior terminal de contêineres da América do Sul.
“Desde que iniciamos nossas atividades, assumimos o compromisso de elevar a competitividade do comércio exterior brasileiro e hoje somos referência em operações portuárias e logística integrada, respondendo por cerca de 18% da movimentação de contêineres do País. Trouxemos eficiência à logística portuária e encurtamos a distância entre o porto e a casa dos consumidores em todo o País, agregando valor por meio de uma operação eficiente, segura e responsável. Ao longo desses anos trabalhamos alinhados aos grandes temas da sociedade, buscando nos antecipar também às demandas relacionadas ao meio ambiente e às pessoas”, declarou o diretor-presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda.
A Santos Brasil opera dez terminais no País, sendo três de contêineres (Tecon Santos-SP, Tecon Imbituba-SC e Tecon Vila do Conde-PA), um de veículos em Santos (TEV), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, criada em 2007 e que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.
Quanto ao futuro, Sepúlveda destacou que a empresa foca em uma estratégia de crescimento sustentável. “Vivemos um momento de crescimento e expansão dos nossos negócios. Temos conseguido evoluir na sofisticação dos nossos produtos com crescimento dos resultados econômico-financeiros. A nossa estratégia de crescimento sustentável está focada em três frentes bem definidas: terminais de contêineres, logística integrada aos terminais e terminais de granéis líquidos. Vamos continuar a nossa expansão nesses três vetores, consolidando a Santos Brasil como um dos principais players de infraestrutura e logística da América do Sul”, afirmou.
Sepúlveda acrescentou ainda que a companhia é competitiva e atua buscando atender às demandas do comércio exterior. “Temos solidez financeira, gestão ágil e responsável, elevado padrão de governança corporativa e buscamos sempre estar à frente do nosso tempo, com uma oferta de serviços bem aceitos por clientes, usuários do porto e pela sociedade. O comércio exterior brasileiro é cada vez mais competitivo e oferece inúmeras oportunidades. Estamos preparados para crescer com ele em sintonia com as demandas da sociedade moderna”, concluiu.
Terminal de Veículos (TEV)
Anexo ao Tecon Santos, o TEV tem capacidade operacional para 300 mil veículos por ano e movimenta veículos leves e pesados para exportação e importação.
Santos Brasil Logística
Criada em 2007, a Santos Brasil Logística executa desde o recebimento de cargas no Porto de Santos até o transporte e distribuição.
“Operando no modelo one stop shop, a empresa atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics), com atividades sob medida, que envolvem alto nível de complexidade. Cuida da carga do cliente do porto até o destino final, centralizando todos os serviços da cadeia em uma interface única”, informou a companhia.