Localizado na marginal da Via Anchieta, o Clia Santos possui pátio descoberto destinado à armazenagem de contêineres dry e reefers e cinco armazéns para diversos tipos de cargas de múltiplos segmentos (Divulgação)
Região Sudeste
Santos Brasil vai expandir capacidade de terminal alfandegado
Para isso, a companhia está investindo R$ 12 milhões na remodelação de um dos cinco armazéns instalados no Porto de Santos (SP)
A capacidade de armazenagem de carga do Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia Santos), da Santos Brasil, será ampliada em 24%. As obras no terminal alfandegado que atende o Porto de Santos (SP) já começaram e têm um orçamento previsto de R$ 12 milhões.
Segundo a companhia, a capacidade de armazenagem em paletes do Clia Santos passará das atuais 5.524 posições para 6.824 após a conclusão do projeto, previsto para abril de 2023.
O aporte será investido na verticalização do Armazém 1 e no desenvolvimento de um novo sistema de gestão que, de acordo com a empresa, “trará considerável ganho de produtividade aos fluxos logísticos internos do Clia”.
O diretor comercial da Santos Brasil, Ricardo Buteri, disse que, com os investimentos, o centro aduaneiro expande a oferta logística para o atendimento da demanda do complexo portuário santista. “Os investimentos promoverão maior escala na oferta de serviços da Santos Brasil Logística ao mercado de carga fracionada alfandegada. Teremos um armazém ‘estado da arte’ e sistemas e processos que garantirão alto nível de eficiência e segurança, assegurando a qualidade da experiência do cliente”, afirmou.
Movimentação
Conforme levantamento finalizado pela companhia, no primeiro semestre deste ano, o Centro Logístico Industrial Aduaneiro movimentou 368.462 toneladas, 33,8% a mais do que o volume operado de janeiro a junho de 2021, que totalizou 330.479 toneladas.
Os dados do terceiro trimestre deste ano ainda não foram compilados, mas, no ano passado, o Clia Santos movimentou 442.285 toneladas de cargas no período de julho a dezembro, perfazendo, no acumulado do ano, 772.764 toneladas.