Para Marcelo Sammarco, uma iniciativa como a cessão dos armazéns “tira do abstrato essa importante pauta e a leva pro lado concreto”Crédito: Reprodução/ZR News
Região Sudeste
Santos: cessão de armazéns à Prefeitura é pontapé inicial da relação porto-cidade
Marcelo Sammarco e Regis Prunzel debateram o projeto Parque Valongo durante o Programa ZR News
A cessão de antigos armazéns da União para a Prefeitura de Santos (SP) dar início ao projeto Parque Valongo, em uma área do Centro Histórico, foi o principal assunto debatido ontem (4), durante o programa ZR News, veiculado na rádio Santa Cecília FM (107,7), que dedica todas as quintas-feiras ao noticiário portuário. A assinatura de contrato, em solenidade que envolveu Governo Federal, Autoridade Portuária de Santos (APS) e poder municipal, foi considerado o pontapé inicial para uma melhor relação porto-cidade.
Para Marcelo Sammarco, advogado especializado em Direito Portuário, Marítimo e Aduaneiro e presidente do Sudeste Export, a cessão dos armazéns é uma ação concreta e tirada do papel, com um viés econômico importante para a região do Centro de Santos.
“A gente debate muito essa relação porto-cidade, sobre iniciativas, ideias, minimizar impactos e também o porto poder desenvolver a comunidade e emprestar um pouco da sua força econômica através disso e viabilizar projetos. Dependíamos muito de ações concretas e acredito que esse possa ser o pontapé inicial importantíssimo. Uma iniciativa como essa tira do abstrato essa importante pauta e a leva pro lado concreto. Foi uma solenidade muito simbólica”, destacou.
Regis Prunzel, presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), viu com muito bons olhos o projeto que, agora tirado do papel, trará um grande ganho econômico para a região central e histórica de Santos.
“É um primeiro passo. Efetivamente vamos acompanhar os próximos para que se transforme em uma atividade econômica, capture turistas, capture o pessoal de embarque e desembarque na época de cruzeiros. Tudo isso é um grande avanço para a Baixada (Santista). Nós apoiamos, incentivamos isso, acho que toda iniciativa que traz desenvolvimento, traz geração de emprego, geração de renda, é por nós incentivada e defendida”, salientou.
Santos Export
Durante o programa, os debatedores comentaram sobre expectativas geradas em torno do Santos Export, próximo fórum regional do Grupo Brasil Export, marcado para os dias 15 e 16 de maio, em Santos. Entre muitas pautas que serão discutidas no evento, a questão dos acessos à Baixada Santista e ao porto é uma das mais principais a serem apresentadas.
“Precisamos de melhorias de acessos. O que foi discutido lá atrás, quando ainda foi tratada a possível desestatização do Porto de Santos, a gente pode trazer isso para hoje. Isso certamente será discutido no Santos Export, como solucionar esses gargalos logísticos e de acessos ao Porto de Santos. Sejam as perimetrais das duas margens, mas também do acesso entre Planalto e Baixada Santista por vias terrestres”, comentou Sammarco.
Fazendo menção ao projeto do Parque Valongo, Prunzel defendeu que projetos para acessos saiam também do papel e valorizou o papel dos fóruns regionais do Brasil Export que expõem temas importantes do setor portuário.
“As discussões em torno dos nossos portos, assim como no Sudeste, são vitais para que a gente continue organizando a nossa estrutura portuária e que a gente possa continuar crescendo. Precisamos cada vez mais discutir os temas que são críticos para a melhoria e continuidade da atividade portuária e o Fórum Santos Export, assim como os fóruns regionais do Brasil, são fundamentais para que a gente possa evoluir”, disse.
Todas as quintas-feiras o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo portalbenews.com.br.